LABÔ Lectures

Thiago Blumenthal

Thiago Blumenthal (1981-2020) foi um ensaísta, crítico literário e professor universitário, especialista nas obras de Franz Kafka e Marcel Proust. Grande conhecedor do judaísmo e da literatura judaica do século XX, nesta sua última palestra, Thiago esteve reunido com os pesquisadores do LABÔ para discutir a presença de temas relevantes ao judaísmo e à experiência judaica nos textos de Kafka.

Thiago faleceu em novembro de 2020, alguns dias depois desta aula. Nós agora disponibilizamos a gravação desta sua última palestra como uma homenagem ao trabalho do nosso amigo e colaborador, com quem dividimos momentos de reflexão e de troca de conhecimento. Naquele momento Thiago falou sobre um tema de sua especialidade, Franz Kafka e refletiu sobre questões relativas ao judaísmo.

Os interessados em conhecer um pouco mais do trabalho ensaístico de Thiago Blumenthal podem conferir os seus textos publicados para o site do Estado da Arte, a revista de cultura, artes e ideias do jornal Estado de S. Paulo.