Autores

Abdon Menezes

Advogado atuante nas áreas de direito civil, direito do consumidor e direito imobiliário. Graduado em direito pela Universidade Católica de Salvador/Ba. Pós-Graduado em Direito Tributário pela Universidade Federal da Bahia. Pesquisador do Núcleo de Filosofia Política e do Grupo de Pesquisa em Cultura Política no Brasil, do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Adriana Novaes

Pós-doutoranda do Departamento de Filosofia da FFLCH-USP. Coordenadora do Grupo de pesquisa “A filosofia em Hannah Arendt: significado e experiência viva” do Laboratório de Política Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ. É autora dos livros O canto de Perséfone, Hannah Arendt no século XXI e Cultivar a vida do espírito.


Adriana T. Beck

Graduada em Direito pela PUC-MG. Promotora de Justiça do Estado de Minas Gerais. Pesquisadora do grupo de pesquisa Isaiah Berlin: pluralismo e liberdade do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Adriano Cézar Oliveira

icenciado em Filosofia pelo Instituto Santo Tomás de Aquino. Especialista em História da Arte Sacra pela Faculdade Dom Luciano Mendes. Especialista em Ciências da Religião pela Faculdade Única. Bacharel e Especialista em Teologia pelo Instituto Santo Tomás de Aquino. Pesquisador do grupo A imagem de Deus: Religião, História e Arte do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Aender Borba

Psicólogo clínico e teólogo, com especialização em gestão, monitoramento e avaliação de projetos sociais em áreas urbanas pela UFMG. Pós-graduado em Experiência Elementar em Psicologia pela UFMG. Capelão e professor nas áreas de metodologia, Antigo Testamento e aconselhamento no Seminário Martin Bucer-Brasil. Mestrando em teologia. Pesquisador do grupo de pesquisa "O vazio existencial na contemporaneidade e as possibilidades de realizar sentido", do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Alex Strum

Engenheiro formado pela Politécnica da USP, com especialização em Administração de Empresas pela FGV. Pesquisador do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Alexandre Nogueira Souza

Graduado em Relações Internacionais (UFU), Pós-Graduando em Ciências Humanas: Sociologia, História e Filosofia (PUC-RS), palestrante e coautor do livro “Branding e Comunicação Empresarial. Pesquisador no Núcleo de Filosofia Política do Laboratório de Política Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Alvaro Gadelha

Graduando em jornalismo pela faculdade Cásper Líbero. Pesquisador do Núcleo de Filosofia Política do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


André Anéas

Doutorando e mestre em Teologia pela PUC-SP e bacharel em Teologia pela Faculdade Teológica Batista de SP, na qual é coordenador da pós-graduação e docente. É autor do livro “A racionalização da experiência de Deus” (2019). Coordena o grupo de pesquisa Teologia Cristã e Religião Contemporânea do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


André Spritzer

Doutor em Computação pela UFRGS, com estágio de pós-doutorado no INRIA (Aviz/Paris) e na UFRGS. Pesquisou Ciência Política e Relações Internacionais na UoL/LSE.


André Vinícius Souza Castro

Graduando em teologia pela Faculdade Latino Americana e membro do grupo de pesquisa Teologia Cristã e Religião Contemporânea do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Andréa Kogan

Formada em Letras, doutora em Ciências da Religião pela PUC-SP, pós-doutoranda em Ciências da Religião pela PUC-Minas, autora do livro “Espiritismo Judaico”, assistente acadêmica do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ, onde também coordena os grupos de pesquisa sobre Morte e Pós-Morte e Judaísmo Contemporâneo.


Andrei Venturini Martins

Doutor em Filosofia, professor no Instituto Federal de São Paulo (IFSP), membro da Associação Brasileira de Filosofia da Religião e coordenador do Núcleo de Estudos Agostinianos do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Andreza Wurzba

Psicóloga, especialista em Psicologia Junguiana, Psicossomática e DAC (Dependência, Abuso e Compulsão). Docente do IJEP (Instituto Junguiano de Ensino e Pesquisa), Psicóloga Colaboradora do Grupo de Dor Pélvica do HCFMUSP, integrante do grupo de pesquisa Jung e a Filosofia da Religião do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Augusto César Acioly Paz Silva

Doutor em História pela UFPE, professor da AESA-CESA – Arcoverde/PE. Integrante do Grupo de Pesquisa em Comportamento Político do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Ayrton Yuri Alves Souza

Graduando em psicologia e Membro Fundador da Liga Acadêmica de Psicanálise e Psicopatologia da Universidade Nove de Julho. Pesquisador do Núcleo de Filosofia Política e do Grupo de Pesquisa A Crise do Amadurecimento na Contemporaneidade, do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo /PUC-SP – LABÔ.


Beatriz Zanichelli Sônego

Psicóloga Clínica pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Mestranda do programa de Psicoterapia Psicanalítica da University of Essex – Tavistock and Portman NHS Foundation Trust, e Pesquisadora do grupo de pesquisa "O vazio existencial na contemporaneidade e as possibilidades de realizar sentido” do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Bruno Garbim de Medeiros

Bacharel em Teologia pela Faceten – Faculdade de Ciências, Educação e Teologia do Norte do Brasil, Licenciado em História pelo Centro Universitário Sumaré, Pós-graduando em Filosofia e Ensino de Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano e pesquisador do Núcleo de Estudos Agostinianos do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Camila Ferrari

Psicóloga clínica junguiana, Pós-Graduada em Psicologia Junguiana pelo Instituto Junguiano de Ensino e Pesquisa/IJEP. Pesquisadora dos Grupos de Pesquisa Jung e a Filosofia da Religião e Estudos sobre Morte e Pós Morte do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Camila Golegã

Psicóloga clínica Junguiana, Pós graduada em Arteterapia e Expressões Criativas pelo Instituto Junguiano de Ensino e Pesquisa/IJEP e Pós graduanda em Psicologia Analítica pelo Instituto Freedom. Pesquisadora do Grupo de Estudos sobre Morte e Pós-Morte do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Carla Almeida

Psicanalista Lacaniana. Mestre em Ciência da Religião pela PUC/SP. Bacharel em Direito e Especialista em Educação e Religião pela Faculdade Messiânica. Pesquisadora na área da Psicanálise Lacaniana e Literatura de Nelson Rodrigues.


Carlos Sousa

Graduado em Filosofia e mestre em Ciências da Religião. Docente do curso de Filosofia do Seminário Maria Mater Ecclesiae e pesquisador do Núcleo de Estudos Agostinianos do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Carlos Tafarelo Leme

Mestre em Filosofia pela Faculdade de São Bento, licenciado em Filosofia pela UNIFAI. Cursa a Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio, pela UNIFESP (UAB) e algumas disciplinas do Doutorado em Educação, como aluno especial, na UNICAMP. É atualmente Dirigente Municipal de Educação no Município de Bofete-SP. Professor de Filosofia para o Ensino Médio na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Participou do Núcleo de Filosofia Política do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Carolina Rabello Padovani

Pós-doutora em Ciências pelo Instituto de Psicologia da USP. Doutora e Mestre em Ciências pelo Instituto de Psicologia da USP. Especialista em Neuropsicologia pelo CEPSIC do HCFMUSP. Psicóloga, bacharel e licenciada pelo Instituto de Psicologia da USP. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa sobre Comportamento Político e pós-doutoranda no Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Cauê Ribeiro Fogaça

Bacharel em Filosofia pela Faculdade de São Bento-SP e graduando em Teologia pela PUC-SP. Pesquisador do Núcleo de Estudos Agostinianos do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Christiane Meier

Graduada em Tradução pela Universidade de Mainz, Alemanha e mestre em Ciências Humanas pela UNISA - Universidade Santo Amaro. Pesquisadora do núcleo de Imagem de Deus: Religião, História e Arte do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Claudia Felipe da Silva

Musicista, Doutora em Educação pela UNICAMP. Participa do grupo de pesquisa “A imagem de Deus: Religião, História e Arte” do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Cristina Achcar

Aluna especial no Programa de Pós-graduação de Letras da UNIFESP. Tradutora e Intérprete no par de idiomas portuguêsespanhol. Pesquisadora do grupo de estudo Nelson Rodrigues: Literatura, Filosofia e Religião do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Daniele Batagin

Psicóloga clínica. Mestre em Ciência da Religião pela PUC-SP. Coordenadora do grupo de pesquisa Nelson Rodrigues: Literatura, Filosofia e Religião do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Danilo Rebouças dos Reis

Graduado em Comunicação Social pela UCSal (BA) e Ator de formação pela UFBA, com pós graduação em Psicologia Organizacional (Unieuro, DF) e Marketing de Relacionamento Cultural (UCB, DF). Atualmente graduando em Psicologia (Faculdade Anhanguera) e Psicanálise (Instituto Esfera). Servidor Público na Secretária de Cultura do Distrito Federal. Pesquisador do grupo de estudos Nelson Rodrigues: Literatura, Filosofia e Religião do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Danit Zeava Falbel Pondé

Psicanalista, mestre e doutora em filosofia da psicanálise, professora e supervisora no Instituto Brasileiro de Psicanálise Winnicottiana (IBPW) e coordenadora do grupo de pesquisa A Crise do Amadurecimento na Contemporaneidade no Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Diego Willian dos Santos

Mestre em Teologia pela PUC-SP. Pós-graduado em Processos Formativos em Seminários e casas de Formação. Bacharel em Teologia pela Faculdade Dehoniana. Licenciado em Filosofia pela Universidade de Sorocaba. Pesquisador do grupo A imagem de Deus: Religião, história e Arte, do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Eduarda Kathelen R. Neves

Pesquisadora do Núcleo de Filosofia Política do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo /PUC-SP – LABÔ.


Eduardo Oyakawa

Pós-doutor em Filosofia, Subjetividade, Cultura e Artes na UNIFESP, Doutor em Ciência da Religião, Linguagem e Mística Judaica pela PUC-SP, Mestre em Ciência da Religião, Filosofia da Religião pela mesma instituição. Pesquisador do Núcleo de Estudos Agostinianos do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Elaine Cuencas

Graduada em Letras pela FFLCH USP, mestre em Literatura comparada em língua portuguesa e professora. Trabalha também com formação de leitores e coordenou o “clube do livro” do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Elizabeth Corey

Professora assistente de Ciência Política no Honors Program na Universidade de Baylor. Ela é autora de Michael Oakeshott on Religion, Aesthetics and Politics, pela University of Missouri Press, 2006.


Emilly Cordeiro

Emilly Cordeiro é graduanda em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo; integrante do Grupo de Pesquisa Hiper-Religiosidade: A Prisão da Fé na Era das Liberdades, do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Fabiano Mina

Formado em Filosofia, mestre em Filosofia da Religião. Coordenador da pós-graduação da Faculdade Exato. Professor da pós-graduação da Faculdade Teológica Batista de São Paulo (História e Metodologia) e do Ensino Médio do Colégio Batista e Rede Pública Estadual. Pesquisador do Núcleo de Filosofia Política do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Fábio Jesus

Graduado em Sociologia e Política e em Serviço Social com especialização em História, Relações Sociais e Cultura. Pesquisador do grupo de pesquisa em Cultura do Consumo, Sociedade e Tendências, do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Felipe de Souza Andrade Martins

Psicólogo clínico com formação complementar em Logoterapia. Pesquisador do grupo de pesquisa “O vazio existencial na contemporaneidade e as possibilidades de realizar sentido” do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Felipe de Souza Silva

Graduado em Direito e Filosofia. Pesquisador do Núcleo de Estudos Agostinianos do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Fernando Amed

Doutor em História Social pela USP. Historiador pela FFLCH da USP, professor da Faculdade de Comunicação da Faap e do curso de Artes Visuais da Belas Artes de São Paulo, autor de livros e artigos acadêmicos. Coordenador do Grupo de Pesquisa sobre Comportamento Político do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Filipe Campello

Professor Adjunto no Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco, coordenador do Núcleo de Estudos em Filosofia Política e Ética (NEFIPE / UFPE) e pesquisador do CNPq. Doutor em Filosofia pela Goethe-Universität Frankfurt, realizou pós-doutorado na The New School for Social Research, tendo recebido o Fulbright Junior Faculty Member Award. É membro permanente da Red Latinoamericana de Estudios sobre el Reconocimiento (RELAER) e membro do Núcleo de Sustentação do GT-Teoria Crítica da ANPOF. É autor de “Die Natur der Sittlichkeit: Grundlagen einer Theorie der Institutionen nach Hegel” (Transcript, 2015) e co-autor de “Modernizações Ambivalentes: Perspectivas Interdisciplinares e transnacionais” (Edufpe, 2016). Atualmente coordena o Programa de Mestrado em Filosofia da UFPE.


Flávia Arielo

Historiadora e Professora do curso de História do Centro Universitário Sagrado Coração – Unisagrado. Doutora em Ciências da Religião pela PUC-SP. Desenvolve pesquisa sobre conservadorismo, cinema e arte. Pesquisadora do Grupo de estudos Nelson Rodrigues: Literatura, Filosofia e Religião do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Flávia Sarinho

Advogada graduada pela UFRJ e Pós graduada pelo IBMEC-RJ. Pesquisadora do Núcleo de Estudos Agostinianos e do grupo de pesquisa Liberdades: Antiga, Moderna e Contemporânea do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Francisco Carlos Gomes

Psicólogo Clínico e Logoterapeuta. Mestre em Psicologia Social pela PUC-SP. Fundador e diretor clínico do Núcleo de Logoterapia AgirTrês. Coordenador do grupo de pesquisa "O vazio existencial na contemporaneidade e as possibilidades de realizar sentido” do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ


Francisco Etruri Parente

Bacharel em cinema pela FAAP, mestre e doutorando em comunicação e semiótica na PUC-SP e especialista em filosofia na Universidade Estácio de Sá. É pesquisador do grupo de pesquisa Cultura do Consumo, Sociedade e Tendências, do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Gilberto Lombardo Jr

Mestre e Bacharel em Filosofia, com especialização em Metafísica e Ciências pela Pontifícia Universidade da Santa Cruz (Roma). Docente e Diretor da Faculdade de Filosofia do Instituto São Boaventura. Docente do curso de Filosofia do Seminário Maria Mater Ecclesiae do Brasil. Pesquisador do grupo de pesquisa "O Vazio existencial na contemporaneidade e as possibilidades de realizar sentido", do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Gustavo da Silva Fernandes

Graduando em Relações Internacionais pela PUC-SP; integrante do Grupo de Pesquisa em Hiper-Religiosidade: A Prisão da Fé na Era das Liberdades, do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Gustavo Laureano Pinto

Bacharel em Filosofia pela Faculdade de São Bento-SP e graduando em Teologia pela PUC-SP. Pesquisador do Núcleo de Estudos Agostinianos do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Hilton Seawright

Bacharel em Filosofia pela FFLCH/USP e pesquisador do núcleo de Judaísmo Contemporâneo: Filosofia Política Judaica, do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Idelber Avelar

Professor Titular de Estudos Latino-Americanos na Universidade Tulane, em New Orleans. Entre seus livros, contam-se Figuras da violência: ensaios sobre narrativa, ética e música popular (UFMG, 2012), Crônicas do estado de exceção (Azougue, 2014) e Transculturación en suspenso: los orígenes de los cánones narrativos colombianos (Caro y cuervo, 2016).


Iranildes Melo Rolim Bufalo

Artista e ceramista autodidata, com formação técnica em Conservação e Restauro. Catalogada na Revista de Artes Domani (2006 e 2008) de São Paulo. Participação na Bienal Internacional Naïf em 2017 (Totem Cor-Ação) Cidade de Socorro, SP. Selecionada para a Bienal Internacional Naïf do Brasil 2020, SESC Piracicaba, SP. Participação na exposição virtual “Um Olhar Naïf em tempos de covid-19”, 2020.


Isadora Goldberg Sinay

Doutoranda em Literatura Judaica pela USP, com pesquisa sobre a obra de Philip Roth. É mestre em Ciências da Religião pela PUC-SP e graduada em Cinema pela FAAP. Atua nas áreas de literatura judaica e americana, judaísmo contemporâneo, estudos da memória e ciências da religião.


Ismael Marques

Graduando em Teologia na Faculdade Refidim de Joinville; integrante do Grupo de Pesquisa em Hiper-Religiosidade: A Prisão da Fé na Era das Liberdades, do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Ivan Andrade

Mestre em Teoria e Prática do Teatro pela ECA/USP. Dirigiu “Dos Prazeres”, a partir de um conto de Gabriel Garcia Marquez, e “O mal-entendido”, de Albert Camus. Foi assistente de importantes diretores brasileiros, como Gabriel Villela, Zé Celso, Gerald Thomas, Ivaldo Bertazzo, além de encenadores estrangeiros, como o americano Bob Wilson e o alemão Frank Castorf. Pesquisador do grupo de estudos Nelson Rodrigues: Literatura, Filosofia e Religião do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Jakson Alves

Graduado em Comunicação Social pela Universidade São Judas Tadeu. No Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE-USP), estudou museologia, restauro e preservação do patrimônio e arquitetura grega. Pesquisador do grupo A imagem de Deus: Religião, História e Arte do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Jaqueline Giordano

Mestre em Administração, Comunicação e Educação, com formação complementar em Logoterapia, Psicanálise Integrativa, Orientação Vocacional, Coaching e Terapia Artística com base antroposófica. Pesquisadora do grupo de pesquisa “O vazio existencial na contemporaneidade e as possibilidades de realizar sentido” do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Jonathan Goudinho

Jornalista e mestre em Ciências da Religião pela PUC Minas. Pesquisador do Laboratório de Estudos em Religião, Modernidade e Tradição (LeRMOT) da mesma universidade. Coordenador, a partir de 2021, junto com Leandro Bachega, do grupo “Isaiah Berlin: pluralismo e liberdade" do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


José Altran

Doutorando em Filosofia pela USP, mestre em Ciência da Religião pela PUCSP e licenciado em Filosofia pela UCB. Pesquisador do Núcleo de Filosofia Política do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


José Costa Jr

Professor de Filosofia e Ciências Sociais do IFMG Campus Ponte Nova. Doutor em Filosofia (UFMG), realiza estágio pós-doutoral no Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da PUC-SP, onde desenvolve pesquisa sobre as relações entre emoções, política e tecnologia.


Juliana A. Labes Moro

Psicóloga clínica, psicanalista, logoterapeuta. Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Pesquisadora do grupo de pesquisa “O Vazio existencial na contemporaneidade e as possibilidades de realizar sentido", do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Justin Subow

Graduado pela Yale Law School e trabalha na intersecção entre leis e mídias sociais em Washington. É autor de The Gehry Towers Over Eisenhower: The National Civic Art Society Report on the Eisenhower Memorial.


Kelma Mazziero

Graduada em Direito, com pós graduação em Ciências da Religião (lato sensu). Pesquisadora do grupo de pesquisa “O vazio existencial na contemporaneidade e as possibilidades de realizar sentido” do Laboratório de Política Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Larissa de Araújo

Graduanda em Psicologia da Universidade de Taubaté. Pesquisadora do Núcleo de Filosofia Política e do grupo de pesquisa sobre A Crise do Amadurecimento na Contemporaneidade, do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Leandro Bachega

Licenciado em Filosofia pela Faculdade de São Bento-SP, mestre e doutorando em Filosofia pela PUC-SP. Membro do grupo de Filosofia Patrística, Medieval Latina e Árabe da PUC-SP. Pesquisador do Núcleo de Estudos Agostinianos do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ


Leopoldo Cavalcante

Graduado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Criador do Instagram literário @resenhador_ e articulista de cultura no jornal cearense Focus. Pesquisador no Núcleo de Estudos Agostinianos do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ


Lívia Andrade Rosa

Arquiteta e urbanista; pós-graduada em Arquitetura, Educação e Sociedade pela Escola da Cidade; integrante do Grupo de Pesquisa em Hiper-religiosidade do Laboratório de Política Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Lorraine Bim

Graduanda em Psicologia na Universidade de Taubaté. Pesquisadora do Núcleo de Filosofia Política e do Grupo de Pesquisa A Crise do Amadurecimento na Contemporaneidade, do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo /PUC-SP – LABÔ


Lucas Corrêa

Graduado em Comunicação Social pela PUC-RS. Pesquisador do Núcleo de Filosofia Política do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Luciana Carnial

Formada em jornalismo pela Fundação Cásper Líbero-SP, com Mestrado em Literatura e Crítica Literária. Autora do Livro “Socorro Manhê”. Integrante do grupo de pesquisa "Estudos sobre Morte e Pós-Morte", do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Luciana Romano Hernandes

Psicóloga clínica junguiana, Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP, Pós-Graduada em Psicologia Junguiana pelo Instituto Junguiano de Ensino e Pesquisa/IJEP e Pós-Graduada em Arteterapia e Expressões Criativas pelo Instituto Junguiano de Ensino e Pesquisa/IJEP. Pesquisadora do Grupo de Estudos sobre Morte e Pós-Morte do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Ludmilla López Lessa

Psicóloga clínica, com abordagem Junguiana. Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Pesquisadora do grupo de estudos sobre Nelson Rodrigues do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Luiz Bueno

Bacharel e Mestre em Filosofia, Doutor em Ciências da Religião e coordenador do Núcleo de Filosofia Política do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Luiz Felipe Pondé

Filósofo. Diretor Acadêmico do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Luiz Malheiros

Jornalista e especialista em Língua Portuguesa: Gramática e Uso, pela Universidade de Taubaté (Unitau). É pesquisador do grupo de pesquisa Cultura do Consumo, Sociedade e Tendências e do Projeto Bolsonarismo: o novo fascismo brasileiro, do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia, da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Marcos Oliva

Formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Pós-graduado em Cinema, Fotografia e Vídeo: Criação em Multimeios pela Anhembi Morumbi. Pesquisador do grupo A imagem de Deus: Religião, História e Arte do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Maria Cristina M. Guarnieri

Psicóloga, Mestre e Doutora em Ciências da Religião (PUC-SP), docente do IJEP (Instituto Junguiano de Ensino e Pesquisa), Autora dos livros “Do fim ao começo: falando de morte e luto para adolescente” (Editora Paulinas) e “Angústia e Conhecimento: uma reflexão a partir dos pensadores religiosos” (Editora Reflexão). Coordena os grupos: Jung e a Filosofia da Religião e Morte e Pós-Morte do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Maria Cristina Navarra

Advogada pela PUC-SP, graduada em História pela USP e pesquisadora do Grupo de Estudos sobre Morte e Pós-Morte do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Maruzania Soares Dias

Mestre em Ciências da Religião (PUC-SP); psicóloga (PUC-SP); psicanalista, membro da IF-EPFCL (Internacional dos Fóruns - Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano); membro fundador do instituto Acolher - ITA; pesquisadora do Grupo de Pesquisa Nelson Rodrigues: Literatura, filosofia e Religião e coordenadora do Grupo de Pesquisa A Experiência Mística e o Conhecimento: amor, desejo, sofrimento e êxtase, ambos do Laboratório de Política Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Maycow Montemor

Jornalista, graduando em Psicologia e pesquisador dos grupos "Crise do Amadurecimento na Contemporaneidade" e "Cultura do Consumo, Sociedade e Tendências" do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo /PUC-SP – LABÔ.


Michael Oakeshott

(1901–1990) – Pensador britânico que pesquisou e lecionou filosofia política e história do pensamento político. Graduou-se em Cambridge, onde também foi professor. Depois de servir nas forças britânicas durante a II Guerra Mundial, lecionou em Cambridge novamente, depois brevemente em Oxford até que obteve a cadeira de Ciência Política na London School of Economics, onde permaneceu até se aposentar e, mesmo depois, como colaborador.


Michel Gherman e Ronaldo de Almeida

Michel Gherman é Professor de História e co-coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Judaicos (NIEJ) da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutor em História social pela UFRJ e Mestre em Antropologia e Sociologia pela Hebrew University of Jerusalem (Israel).
Ronaldo de Almeida é Doutor em Antropologia Social pela USP e tem Pós-doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris. Atualmente, é Professor Livre-Docente no Departamento de Antropologia da Unicamp, além de pesquisador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) e do Laboratório de Antropologia da Religião (LAR/Unicamp).


Padre Mateus Lopes

Mestre e Doutorando em Teologia pela PUG - Pontifícia Universidade Gregoriana. Graduado em Teologia e em Filosofia pela PUC-MG. Bacharel em Teologia pela Pontifícia Universidade Lateranense de Roma. Especialização em Teologia e arte cristã do Primeiro milênio pelo Centro Aletti-Pontifício Instituto Orienta. Membro do grupo de pesquisa “A imagem de Deus: Religião, História e Arte” do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Paula Lobo

Psicóloga pela PUC-RJ. Mestre em administração pelo IBMEC-RJ. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa A Crise do Amadurecimento na Contemporaneidade, do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo /PUC-SP – LABÔ.


Paulo Tinoco Cabral Filho

Mestrando em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Publicitário formado pela ESPM-SP. Pós-graduado em Gestão de Negócios com foco em publicidade pela UCLA Extension e Mestre em Jornalismo pela Medill School of Journalism, da Northwestern University. Pesquisador do grupo de Pesquisa em Cultura Política do Brasil do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Pe Marko Ivan Rupnik

Padre Marko Ivan Rupnik é jesuíta, teólogo e artista. Nascido em 28 de novembro de 1954 em Zadlog, na Eslovênia, ingressou na Companhia de Jesus em 1973. Estudou filosofia em Ljubljana (Eslovênia) e, em 1977, ingressou na Academia de Belas Artes de Roma, onde concluiu os estudos em 1981. Estudou Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, onde também iniciou especialização em Missiologia. Em 1985, foi ordenado sacerdote. Em 1991 obteve o Doutorado junto à Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Desde 1991 vive e trabalha em Roma, no Centro Aletti, do qual é diretor desde 1995. Leciona na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, no Pontifício Instituto Litúrgico Santo Anselmo (Roma).


Pedro Issa

Graduado e licenciado em História (FFLCH-USP) e Mestre em História Social (FFLCH-USP). Pesquisador no Núcleo de Filosofia Política do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Rachel Pereira Dias Calegario

Advogada. Pedagoga. Professora Universitária (Filosofia da Religião e Metodologia da Pesquisa Científica). Especialista em Direito Civil (PUC Minas). Especialista em Hermenêutica e Exegese Bíblica pela FABAPAR-PR. Pesquisadora do grupo de pesquisa sobre Estudos de Morte e Pós-Morte do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Rayanne Honorato

Graduanda em Direito pela Universidade Federal de Alagoas. Pesquisadora do Núcleo de Filosofia Política do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Rejane Araújo

Economista com graduação e mestrado pela FEA-USP. Bacharel em filosofia pela FFLCH-USP. Professora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pesquisadora do Grupo de Filosofia Política do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Renan Carletti

Psicólogo e professor universitário. Mestre em Ciência da Religião e doutorando em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP. Membro dos grupos de pesquisa “Crise do amadurecimento na contemporaneidade” e “Cultura de consumo, sociedade e tendências” do Laboratório Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Ricardo Mantovani

Pós-doutorando em Filosofia pelo LABÔ/PUC-SP, licenciado, bacharel, mestre e doutor em Filosofia pela FFLCH-USP. Especialista em Filosofia da Religião e Filosofia Política, coordenador e professor do curso de pós-graduação em Ética e Filosofia Política da Faculdade Paulo VI, coordenador do Núcleo de Apologética e Ateísmo do Laboratório de Política Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ e membro do Núcleo de Estudos Agostinianos do Laboratório de Política Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Ricardo Rodolfo de Rezende Prado

Psicanalista e consultor em escolas da rede particular de ensino. Graduado em Filosofia pela PUC-Minas, com formação e especialização em Psicanálise (Cinpp-Vale/Univap). Pesquisador do Grupo A Crise do Amadurecimento na Contemporaneidade, do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo /PUC-SP – LABÔ.


Richard Gomes

Arquiteto e Urbanista (UFRJ) e Mestre em História e Crítica da Arte (PPGArtes – UERJ). Participa do grupo de pesquisa “Studiolo – Estudos em História da Arte da Antiguidade à Primeira Época Moderna” (UERJ) e do grupo de pesquisa “A imagem de Deus: Religião, História e Arte” do Laboratório de Política Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Roberto de Almeida Gallego

Roberto de Almeida Gallego é graduado em Direito pela Universidade de São Paulo – USP, mestre em Filosofia do Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP, mestre e doutor em Ciências da Religião, pela mesma Universidade. Integra o Grupo de Pesquisa “A Experiência Mística e o Conhecimento: Amor, Desejo, Sofrimento e Êxtase”, do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Rodrigo Cássio Oliveira

Doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com pós-doutorado pela Università degli Studi di Pisa (Itália). Possui Mestrado e bacharelado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e licenciatura em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás). Pesquisador visitante na Universidad de Buenos Aires (UBA-Argentina) pelo Programa de Mobilidade Docente da AUGM – Asociación de Universidades Grupo Montevideo em 2017. Membro da SOCINE – Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual. Parecerista de publicações acadêmicas na área de humanidades e artes, com foco em estudos de cinema, comunicação e filosofia.


Rodrigo Coppe

Historiador e professor do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião da PUC Minas. Pós-doutor em Filosofia social pela Universidade de Varsóvia (2020). É presidente do Conselho Científico da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Teologia e Ciências da Religião - ANPTECRE (2018-2020). É membro do Institut d’Étude du Christianisme (Strasbourg, França), investigador associado da rede de pesquisa Direitas, História e Memória. Coordena o GT Religião e Espaço Público na SOTER e o ST Catolicismo e política: entre conservadores e progressistas na ANPUH. É líder do Laboratório de Estudos em Religião, Modernidade e Tradição (LeRMOT) e um dos líderes da Rede de Pesquisa História e Catolicismo no Mundo Contemporâneo. Pesquisador do Projeto “Bolsonarismo: o novo fascismo brasileiro” do Laboratório de Política Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Rodrigo Toniol

Graduado em ciências sociais, mestre e doutor em antropologia social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou parte de seu doutoramento no programa de antropologia da University of California San Diego (UCSD). Foi pesquisador visitante no Global Health Institute da UCSD, nos Estados Unidos, no Ciesas/Guadalajara, no México e na Universidade de Utrecht, na Holanda. Realizou estudos de pós-doutorado no departamento de filosofia e estudos de religião da Utrecht University, Holanda. Atualmente é professor no departamento de antropologia e no Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Unicamp.


Roger Berkowitz

Diretor Acadêmico do Hannah Arendt Center for Politics and Humanities da Bard College e também professor de Política, Filosofia e Direitos Humanos da mesma instituição.


Rogério Tineu

Doutor em Ciências Sociais PUC-SP. Mestre em Ciências da Comunicação USP. Graduado em Ciências Econômicas pela Fundação Santo André. Coordenador do grupo de pesquisa Cultura do Consumo, Sociedade e Tendências, do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Rosana Reimberg

Graduada em Psicologia e Pedagogia, com pós graduação em Psicopedagogia (Unisa) e em Gestão Pública para Supervisores de Ensino - lato sensu - (USP). Pesquisadora do grupo de pesquisa "O vazio existencial na contemporaneidade e as possibilidades de realizar sentido", do Laboratório de Política Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Rose Facuri

Graduada pela Faculdade Belas Artes de São Paulo, especialista pela Casa do Restaurador de São Paulo e pelo Museu de Arte Sacra de São Paulo, graduada pela Unisal – Pio XI – Espaço Litúrgico e Liturgia em suas diversas áreas. Faculdade São Bento – Liturgia, Museu de Arte Sacra de São Paulo – Diversas Especialidades, Museu Cultura Paranaense – Curitiba – Douramento e Policromia.


Ruth Steuer

Mestre e doutora em Serviços de Saúde na Faculdade de Saúde-Pública da USP. Pós-Doutorado em Estudos Organizacionais na EAESP – FGV. Integrante do Núcleo de Filosofia Política e do grupo de pesquisa "A filosofia em Hannah Arendt: significado e experiência viva" do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Sandra Queiroz

Psicóloga clínica junguiana, graduada pela PUC-SP; Especialista em Terapia de Casal e Família pelo Instituto Familiae-SP, inscrita na Associação Paulista de Terapia Familiar/APTF; Pós-Graduada em Psicologia Junguiana pelo Instituto Junguiano de Ensino e Pesquisa/IJEP; Pesquisadora dos Grupos de Pesquisa Jung e a Filosofia da Religião e Estudos sobre Morte e Pós Morte do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Saul Kirschbaum

Doutor em Letras pelo Programa de pós-graduação em Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaicas da FFLCH/USP e pós-doutor pela UNICAMP. Pesquisador do Grupo de Judaísmo Contemporâneo, do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo /PUC-SP – LABÔ.


Selma Mansur Baptistão Lerro

Licenciada em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes, SP. Pós-graduada em Arte/Educação, Especialização no Barroco Brasileiro – Centro Universitário SENAI. Especialista em técnicas e procedimentos pictóricos e construção dos sentidos da Arte e Literatura, com Ubirajara Ribeiro. Extensão Universitária em Virtuosos do Invisível: A imagem de Deus na História da Arte, Faculdades de Ciências Sociais PUC/SP. Pesquisadora do grupo A imagem de Deus: Religião, História e Arte do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP–LABÔ.


Sérgio Peres de Paula

Sacerdote da Ordem dos Agostinianos Recoletos; Graduado em Filosofia pelo Instituto Agostiniano de Filosofia; Graduado em Teologia pelo Instituto Teológico Salesiano Pio XI; Graduado e Mestre em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Franca-SP; e Doutorando em História pela PUC-SP. Pesquisador do Núcleo de Estudos Agostinianos do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Sharmila Sousa

Biomédica, M.Sc. em Medicine, Science & Society pelo King’s College London, Mestre e Doutora em Ciências (Medicina) pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo. É Embaixadora no Brasil da Research Impact Academy, e coordena o grupo de pesquisa $aúde 4.0, do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Silvana Borges

Arquiteta especialista em Conservação e Restauração de Bens Culturais, membro do International Council of Museums (ICOM) e docente do Museu de Arte Sacra de São Paulo. Pesquisadora do grupo de A imagem de Deus: Religião, História e Arte do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Sílvio Anaz

Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Pós-doutor em Meios e Processos Audiovisuais pela ECA-USP. Foi pesquisador-visitante na School of the Arts, Media, Performance & Design da York University. Pesquisador dos grupos Comunicação e Criação nas Mídias, da PUC-SP, e MidiAto, da USP. Foi professor no curso de Comunicação e Multimeios da PUC-SP, no Mestrado Profissional em Jornalismo do FIAM-FAAM e professor convidado do Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da ECA-USP.


Simone Fridman Assayag

Coordenadora pedagógica na Escola Beit Yaacov. Mestranda em Estudos Judaicos na Universidade Hebraica do México, pós-graduada em Gestão Escolar e Educação Inclusiva pela Universidade Cidade de São Paulo, pós-graduada em Bíblia e Holocausto pela Michlalah Jerusalem College, graduada em Ciências Econômicas pela Fundação Armando Álvares Penteado e Letras pela Faculdades Integradas Hebraico Brasileira Renascença.


Suzana Pirani Meyer Castilho Garcia

Artista Plástica pela EPA - Escola Panamericana de Artes. Engenheira Química com ênfase em Produção pela FEI. Advogada pela Universidade Paulista, com especialização em Direito das Artes. Pós-Graduada em História da Arte, Museologia e Curadoria. Técnica em Conservação e Restauro de Obras de Arte Sobre Papel. Pesquisadora do grupo de estudos Arte Sacra Contemporânea: Religião e História, do Laboratório de Política Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Tatiana Amendola Sanches

Doutora em Ciências Sociais (UNICAMP), professora da ESPM e consultora em tendências. Pesquisadora do grupo de pesquisa Cultura do Consumo, Sociedade e Tendências, do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Thalita Arruda

Psicóloga clínica junguiana graduada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, especializada em Arteterapia e Expressões Criativas pelo Instituto Junguiano de Ensino e Pesquisa/IJEP e em Disfunções Sexuais Femininas pela Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Jung e a Filosofia da Religião do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Theo Villaça

Graduado em Comunicação Social e mestrando em Filosofia Política pela PUC-Rio, com pesquisa em Hannah Arendt e Eric Voegelin. Membro do grupo de pesquisa "Pensar sem Corrimão" da PUC-Rio. Pesquisador do Núcleo de Filosofia Política do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Thiago Oliveira

Graduando em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Integrante do Grupo de Pesquisa em Comportamento Político do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Timothy Fuller

Professor de Ciência Política no Colorado College. Publicou muitos ensaios e editou livros, incluindo The Intellectual Legacy of Michael Oakeshott (2005), Reassessing the Liberal State (2001), The Voice of Liberal Learning: Michael Oakeshott on Education (2000), mais recentemente contribuiu com Political Philosophy in the Twentieth Century, Authors and Arguments (2011). Foi co-editor com Shirley Letwin de uma série em vários volumes para a Yale University Press, Selected Works of Michael Oakeshott.


Uiliam Grizafis

Graduando em jornalismo pela faculdade Anhanguera e membro do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos Agostinianos, do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Victor Oliveira

Graduado em Relações Internacionais pela Universidade Candido Mendes. Pesquisador do Núcleo de Filosofia Política do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Vinícius Müller

Doutor em História Econômica pela USP é professor do Insper e autor do livro Educação básica, financiamento e autonomia regional: Pernambuco, São Paulo e Rio Grande do Sul, 1850 – 1930 (Editora Alameda, 2018).


Willian Cardoso

Bacharel e pós-graduando em filosofia pela Faculdade de Teologia e Filosofia Paulo VI. Pesquisador do Núcleo de Estudos Agostinianos do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Wilma Steagall De Tommaso

Doutora em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora no Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS SP). Membro Pesquisadora da Sociedade Brasileira de Teologia e Ciências da Religião (SOTER). Coordenadora do grupo de pesquisa Imagem de Deus: Religião, História e Arte do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Biblioteca LABÔ

LABÔ no Spotify