Autores

Abdon Menezes

Advogado atuante nas áreas de direito civil, direito do consumidor e direito imobiliário. Graduado em direito pela Universidade Católica de Salvador/BA. Pós-Graduado em Direito Tributário pela Universidade Federal da Bahia. Pesquisador do Núcleo de Filosofia Política, do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Adriana Novaes

Doutora em Filosofia e com estágio de pós-doutorado em Filosofia pela USP. É coordenadora do grupo de pesquisa “A filosofia em Hannah Arendt: significado e experiência viva” no Labô, PUC-SP. Autora dos livros O canto de Perséfone, Hannah Arendt no século XXI: a atualidade de uma pensadora independente e Cultivar a vida do espírito: Hannah Arendt e o significado político do pensamento.


Adriana Sosa Terradas

Adriana Sosa Terradas é PhD em Psicologia, Logoterapeuta, Membro fundador e vice-presidente da Fundação Argentina de Logoterapia “Viktor E. Frankl”. Formada em Mindfulness, Técnicas de liberação emocional e Transtorno de Estresse Pós-traumático. Autora de vários artigos de Logoterapia e autora do livro “Habilidades para uma Vida com Sentido”, disponível na Amazon Kindle.


Adriana T. Beck

Graduada em Direito pela PUC-MG. Promotora de Justiça do Estado de Minas Gerais. Foi pesquisadora do grupo Isaiah Berlin: Pluralismo e Liberdade do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Adriano Cézar Oliveira

Licenciado em Filosofia, Bacharel e Especialista em Teologia pelo Instituto Santo Tomás de Aquino. Especialista em História da Arte Sacra pela Faculdade Dom Luciano Mendes. Especialista em Ciências da Religião pela Faculdade Única. Pesquisador do grupo Arte Sacra Contemporânea: Religião e História, do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Aender Borba

Psicólogo clínico e teólogo, com especialização em gestão, monitoramento e avaliação de projetos sociais em áreas urbanas pela UFMG. Pós-graduado em Experiência Elementar em Psicologia pela UFMG. Capelão e professor nas áreas de metodologia, Antigo Testamento e aconselhamento no Seminário Martin Bucer-Brasil. Mestrando em teologia. Pesquisador do grupo de pesquisa "O vazio existencial na contemporaneidade e as possibilidades de realizar sentido", do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Alessandro Rizza

Graduado em Filosofia pela “Universitá degli Studi di Catania” na Italia, fez o projeto Erasmus pela “University of Liverpool” na Inglaterra e é Mestre em Filosofia pela “University College of Dublin” na Irlanda. Pesquisador do grupo de pesquisa em Comportamento Político do Laboratório de Política Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Alex Strum

Engenheiro formado pela Politécnica da USP, com especialização em Administração de Empresas pela FGV. Pesquisador do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Alexandre Nogueira Souza

Graduado em Relações Internacionais (UFU), Pós-Graduando em Ciências Humanas: Sociologia, História e Filosofia (PUC-RS), palestrante e coautor do livro “Branding e Comunicação Empresarial. Pesquisador no Núcleo de Filosofia Política do Laboratório de Política Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Alvaro Gadelha

Graduando em jornalismo pela faculdade Cásper Líbero. Pesquisador do Núcleo de Filosofia Política do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Ana Paula Costa Silva

Psicóloga (FIMCA-RO). Mestra em Psicologia da Saúde e Processos Psicossociais (UNIR-RO). Tanatóloga. Membro da Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais (ABEC). Pesquisadora do grupo de Estudos sobre Morte e Pós-morte do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


André Anéas

Doutorando e mestre em Teologia pela PUC-SP e bacharel em Teologia pela Faculdade Teológica Batista de SP. É autor dos livros “A racionalização da experiência de Deus” (CRV, 2019) e “Protestantismo e Mística - razão e experiência mística no protestantismo histórico” (Fonte Editorial, 2016) e organizador da obra “Diálogos sobre a experiência de Deus” (Recriar, 2020). É membro do grupo de pesquisa “A Questão de Deus” (PUC-SP) e coordena o grupo de pesquisa “Teologia Cristã e Religião Contemporânea” no Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


André F C Souza

Bacharel em Psicologia pela Faculdade Ruy Barbosa. Graduando em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Pesquisador do grupo de pesquisa Nelson Rodrigues: Literatura, Filosofia e Religião, do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


André Spritzer

Doutor em Computação pela UFRGS, com estágio de pós-doutorado no INRIA (Aviz/Paris) e na UFRGS. Pesquisou Ciência Política e Relações Internacionais na UoL/LSE.


André Vinícius Souza Castro

Graduando em teologia pela Faculdade Latino Americana e membro do grupo de pesquisa Teologia Cristã e Religião Contemporânea do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Andréa Basílio da Silva Chagas

Doutora e Mestre em Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO) pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Graduação em Comunicação Social, Publicidade e Propaganda (UFF) e pesquisadora do grupo Judaísmo Contemporâneo: Filosofia e Literatura Judaicas, do LABÔ.


Andréa Kogan

Formada em Letras, doutora em Ciências da Religião pela PUC-SP, autora do livro “Espiritismo Judaico”, assistente acadêmica do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ, onde também é coordenadora do grupo de pesquisa sobre Morte e Pós-Morte e pesquisadora do grupo de Judaísmo Contemporâneo.


Andrei Venturini Martins

Doutor em Filosofia, professor no Instituto Federal de São Paulo (IFSP), membro da Associação Brasileira de Filosofia da Religião e coordenador do Núcleo de Estudos Agostinianos do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Andreza Wurzba

Psicóloga, especialista em Psicologia Junguiana, Psicossomática e DAC (Dependência, Abuso e Compulsão). Docente do IJEP (Instituto Junguiano de Ensino e Pesquisa), Psicóloga Colaboradora do Grupo de Dor Pélvica do HCFMUSP, integrante do grupo de pesquisa Jung e a Filosofia da Religião do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Augusto César Acioly Paz Silva

Doutor em História pela UFPE, professor da AESA-CESA – Arcoverde/PE. Integrante do Grupo de Pesquisa em Comportamento Político do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Aurore Mréjen

Doutora em filosofia, pesquisadora das Universidades de Nanterre Paris e de Paris ex Paris Diderot. Autora de La figure de l’homme. Hannah Arendt et Emmanuel Lévinas (2012), contribuiu para várias publicações coletivas sobre Hannah Arendt.


Ayrton Yuri Alves Souza

Graduando em psicologia e Membro Fundador da Liga Acadêmica de Psicanálise e Psicopatologia da Universidade Nove de Julho. Pesquisador do Núcleo de Filosofia Política e do Grupo de Pesquisa A Crise do Amadurecimento na Contemporaneidade, do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo /PUC-SP – LABÔ.


Bárbara Luzia Barbosa Martins

Graduanda em Psicologia pela PUC Minas. Pesquisadora do grupo de pesquisa “O vazio existencial na contemporaneidade e as possibilidades de realizar sentido” do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Beatriz Zanichelli Sônego

Psicóloga Clínica pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Mestranda do programa de Psicoterapia Psicanalítica da University of Essex – Tavistock and Portman NHS Foundation Trust, e Pesquisadora do grupo de pesquisa "O vazio existencial na contemporaneidade e as possibilidades de realizar sentido” do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Bruno Garbim de Medeiros

Bacharel em Teologia pela Faceten – Faculdade de Ciências, Educação e Teologia do Norte do Brasil, Licenciado em História pelo Centro Universitário Sumaré, Pós-graduando em Filosofia e Ensino de Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano e pesquisador do Núcleo de Estudos Agostinianos do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Camila Ferrari

Psicóloga clínica junguiana, Pós-Graduada em Psicologia Junguiana pelo Instituto Junguiano de Ensino e Pesquisa/IJEP. Pesquisadora dos Grupos de Pesquisa Jung e a Filosofia da Religião e Estudos sobre Morte e Pós Morte do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Camila Golegã

Psicóloga clínica Junguiana, Pós graduada em Arteterapia e Expressões Criativas pelo Instituto Junguiano de Ensino e Pesquisa/IJEP e Pós graduanda em Psicologia Analítica pelo Instituto Freedom. Pesquisadora do Grupo de Estudos sobre Morte e Pós-Morte do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Carla Almeida

Psicanalista Lacaniana. Mestre em Ciência da Religião pela PUC/SP. Bacharel em Direito e Especialista em Educação e Religião pela Faculdade Messiânica. Pesquisadora na área da Psicanálise Lacaniana e Literatura de Nelson Rodrigues.


Carlos Sousa

Mestre em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e graduado em Filosofia e complementação em História pelo Centro Universitário Assunção. É professor de Filosofia no Instituto Teológico Maria Mater Ecclesiae e no Instituto de Filosofia Padre Eugênio Inverardi. É pesquisador do Núcleo de Estudos Agostinianos e do grupo de pesquisa em Ateísmo e Apologética, do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Carlos Tafarelo Leme

Mestre em Filosofia pela Faculdade de São Bento, licenciado em Filosofia pela UNIFAI. Cursa a Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio, pela UNIFESP (UAB) e algumas disciplinas do Doutorado em Educação, como aluno especial, na UNICAMP. É atualmente Dirigente Municipal de Educação no Município de Bofete-SP. Professor de Filosofia para o Ensino Médio na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Participou do Núcleo de Filosofia Política do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Carolina Rabello Padovani

Pós-doutora em Ciências pelo Instituto de Psicologia da USP. Doutora e Mestre em Ciências pelo Instituto de Psicologia da USP. Especialista em Neuropsicologia pelo CEPSIC do HCFMUSP. Psicóloga, bacharel e licenciada pelo Instituto de Psicologia da USP. Pesquisadora dos grupos de pesquisa "Comportamento Político" e "A Crise do Amadurecimento na Contemporaneidade" e também pós-doutoranda no Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Cauê Ribeiro Fogaça

Cauê Ribeiro Fogaça é graduado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP/2021) e em Filosofia pela Faculdade de São Bento de São Paulo (2017). É presbítero católico da Diocese de Santo André/SP. Pesquisador do Núcleo de Estudos Agostinianos do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ. Está entre os organizadores e tradutores da obra Santo Agostinho: o pensador da graça, de Anthony Dupont (É Realizações, prelo). Tem particular interesse na grande área de antropologia filosófica e teológica, e seus desdobramentos.


Christiane Meier

Graduada em Tradução pela Universidade de Mainz, Alemanha e mestre em Ciências Humanas pela UNISA - Universidade Santo Amaro. Pesquisadora do núcleo de Imagem de Deus: Religião, História e Arte do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Claudia Felipe da Silva

Musicista, Doutora em Educação pela UNICAMP. Participa do grupo de pesquisa “A imagem de Deus: Religião, História e Arte” do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Clayton Jeronimo Moleiro

Psicólogo. Pós-graduando em Psicologia Clínica pela Universidade Anhembi Morumbi. Aprimorando em Psicoterapia para Pessoas em Situação de Luto pelo Laboratório de Estudos e Intervenções sobre Luto (LELu) – PUC-SP. Pesquisador do grupo de Estudos sobre Morte e Pós-morte do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Cristina Achcar

Aluna especial no Programa de Pós-graduação de Letras da UNIFESP. Tradutora e Intérprete no par de idiomas portuguêsespanhol. Pesquisadora do grupo de estudo Nelson Rodrigues: Literatura, Filosofia e Religião do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Daniele Batagin

Psicóloga clínica. Mestre em Ciência da Religião pela PUC-SP. Coordenadora do grupo de pesquisa Nelson Rodrigues: Literatura, Filosofia e Religião do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Danilo Rebouças dos Reis

Graduado em Comunicação Social pela UCSal (BA) e Ator de formação pela UFBA, com pós graduação em Psicologia Organizacional (Unieuro, DF) e Marketing de Relacionamento Cultural (UCB, DF). Atualmente graduando em Psicologia (Faculdade Anhanguera) e Psicanálise (Instituto Esfera). Servidor Público na Secretária de Cultura do Distrito Federal. Pesquisador do grupo de estudos Nelson Rodrigues: Literatura, Filosofia e Religião do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Danit Zeava Falbel Pondé

Psicanalista, mestre e doutora em filosofia da psicanálise, professora e supervisora no Instituto Brasileiro de Psicanálise Winnicottiana (IBPW) e coordenadora do grupo de pesquisa A Crise do Amadurecimento na Contemporaneidade no Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Diego Willian dos Santos

Mestre em Teologia pela PUC-SP. Pós-graduado em Processos Formativos em Seminários e casas de Formação. Bacharel em Teologia pela Faculdade Dehoniana. Licenciado em Filosofia pela Universidade de Sorocaba. Pesquisador do grupo Arte Sacra Contemporânea: Religião e História, do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Eduarda Kathelen R. Neves

Pesquisadora do Núcleo de Filosofia Política do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo /PUC-SP – LABÔ.


Eduardo Oyakawa

Pós-doutor em Filosofia, Subjetividade, Cultura e Artes na UNIFESP, Doutor em Ciência da Religião, Linguagem e Mística Judaica pela PUC-SP, Mestre em Ciência da Religião, Filosofia da Religião pela mesma instituição. Pesquisador do Núcleo de Estudos Agostinianos do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Elaine Cuencas

Graduada em Letras pela FFLCH USP, mestre em Literatura comparada em língua portuguesa e professora. Trabalha também com formação de leitores e coordenou o “clube do livro” do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Elizabeth Corey

Professora assistente de Ciência Política no Honors Program na Universidade de Baylor. Ela é autora de Michael Oakeshott on Religion, Aesthetics and Politics, pela University of Missouri Press, 2006.


Emilly Cordeiro

Emilly Cordeiro é graduanda em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo; integrante do Grupo de Pesquisa Hiper-Religiosidade: A Prisão da Fé na Era das Liberdades, do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Emina Melonic

Escritora e crítica bósnia radicada nos EUA. Tem Ph.D. em Literatura Comparada pela Universidade de Buffalo e três mestrados: em Humanidades pela Universidade de Chicago, em Filosofia pela Universidade de Buffalo e em Teologia pelo Seminário Cristo Rei. Seu trabalho é divulgado nas publicações American Greatness, Splice Today, The Spectator, Law and Liberty, New English Review, The New Criterion, National Review e The University Bookman, entre outras.


Evaristo Ragazini

Geógrafo, com mestrado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF-Niterói). Pesquisador do Grupo A Crise do Amadurecimento na Contemporaneidade, do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo /PUC-SP – LABÔ.


Fabiano Mina

Formado em Filosofia, mestre em Filosofia da Religião. Coordenador da pós-graduação da Faculdade Exato. Professor da pós-graduação da Faculdade Teológica Batista de São Paulo (História e Metodologia) e do Ensino Médio do Colégio Batista e Rede Pública Estadual. Pesquisador do Núcleo de Filosofia Política do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Fábio Jesus

Graduado em Sociologia e Política e em Serviço Social com especialização em História, Relações Sociais e Cultura. Pesquisador do grupo de pesquisa em Cultura do Consumo, Sociedade e Tendências, do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Fabíola Mancilha Junqueira

Graduada em Jornalismo e Psicologia. Mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) no Laboratório de Estudos e Intervenções sobre Luto (LELu), com pesquisa sobre Arteterapia e Luto. Pesquisadora do grupo de Estudos sobre Morte e Pós-morte do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Felipe de Souza Andrade Martins

Psicólogo clínico com formação complementar em Logoterapia. Pesquisador do grupo de pesquisa “O vazio existencial na contemporaneidade e as possibilidades de realizar sentido” do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Felipe de Souza Silva

Graduado em Direito e Filosofia. Pesquisador do Núcleo de Estudos Agostinianos do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Felipe Torres Benevides

Bacharel em Administração pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). Pesquisador do Grupo de Estudos da Diáspora: racismo e antissemitismo e do Núcleo de Estudos Agostinianos, do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Fernando Amed

Doutor em História Social pela USP. Historiador pela FFLCH da USP, professor da Faculdade de Comunicação da Faap e do curso de Artes Visuais da Belas Artes de São Paulo, autor de livros e artigos acadêmicos. Coordenador do Grupo de Pesquisa sobre Comportamento Político do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Filipe Campello

Professor Adjunto no Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco, coordenador do Núcleo de Estudos em Filosofia Política e Ética (NEFIPE / UFPE) e pesquisador do CNPq. Doutor em Filosofia pela Goethe-Universität Frankfurt, realizou pós-doutorado na The New School for Social Research, tendo recebido o Fulbright Junior Faculty Member Award. É membro permanente da Red Latinoamericana de Estudios sobre el Reconocimiento (RELAER) e membro do Núcleo de Sustentação do GT-Teoria Crítica da ANPOF. É autor de “Die Natur der Sittlichkeit: Grundlagen einer Theorie der Institutionen nach Hegel” (Transcript, 2015) e co-autor de “Modernizações Ambivalentes: Perspectivas Interdisciplinares e transnacionais” (Edufpe, 2016). Atualmente coordena o Programa de Mestrado em Filosofia da UFPE.


Flávia Arielo

Historiadora e Professora do curso de História do Centro Universitário Sagrado Coração – Unisagrado. Doutora em Ciências da Religião pela PUC-SP. Desenvolve pesquisa sobre conservadorismo, cinema e arte. Pesquisadora do Grupo de estudos Nelson Rodrigues: Literatura, Filosofia e Religião do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Flávia Sarinho

Advogada graduada pela UFRJ e Pós graduada pelo IBMEC-RJ. Pesquisadora do Núcleo de Estudos Agostinianos e do grupo de pesquisa Liberdades: Antiga, Moderna e Contemporânea do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Francisco Carlos Gomes

Psicólogo Clínico e Logoterapeuta. Mestre em Psicologia Social pela PUC-SP. Fundador e diretor clínico do Núcleo de Logoterapia AgirTrês. Coordenador do grupo de pesquisa "O vazio existencial na contemporaneidade e as possibilidades de realizar sentido” do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ


Francisco Etruri Parente

Bacharel em cinema pela FAAP, mestre e doutorando em comunicação e semiótica na PUC-SP e especialista em filosofia na Universidade Estácio de Sá. É pesquisador do grupo de pesquisa Cultura do Consumo, Sociedade e Tendências, do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Gilberto Lombardo Jr

Mestre e Bacharel em Filosofia, com especialização em Metafísica e Ciências pela Pontifícia Universidade da Santa Cruz (Roma). Docente e Diretor da Faculdade de Filosofia do Instituto São Boaventura. Docente do curso de Filosofia do Seminário Maria Mater Ecclesiae do Brasil. Pesquisador do grupo de pesquisa "O Vazio existencial na contemporaneidade e as possibilidades de realizar sentido", do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Gilson Schwartz

Professor Livre-Docente do Departamento de Cinema, Rádio e TV da Escola de Comunicações e Artes e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo e pesquisador do grupo Judaísmo Contemporâneo: Filosofia e Literatura Judaicas, do LABÔ.


Giovanna Venturini

Mestranda em Direito e Inovação na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Pós- graduanda em Direito Penal & Criminologia no Introcrim. Bacharela em Direito pela UFJF. Pesquisadora do grupo Pólis – Estudos Clássicos (UFJF) e do grupo Estudos sobre Morte e Pós-morte do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Gustavo Augusto da Silva

Bacharel e licenciado em Filosofia pelo Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás (IFITEG). Mestrando em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) – Bolsa CAPES. Músico violoncelista e pesquisador do Núcleo de Estudos Agostinianos, do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Gustavo da Silva Fernandes

Graduando em Relações Internacionais pela PUC-SP; integrante do Grupo de Pesquisa em Hiper-Religiosidade: A Prisão da Fé na Era das Liberdades, do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Gustavo Laureano Pinto

Bacharel em Filosofia pela Faculdade de São Bento-SP e graduando em Teologia pela PUC-SP. Pesquisador do Núcleo de Estudos Agostinianos do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Hannytta Medici

Hannytta Medici é tecnóloga em Fotografia e bacharel em Cinema e Audiovisual pela UNIMEP. É pós graduanda em Gestão Cultural: Cultura, desenvolvimento e Mercado pelo Senac, mestranda em comunicação na UNESP e pesquisadora do grupo Judaísmo Contemporâneo: Filosofia e Literatura Judaicas, do LABÔ.


Hilton Seawright

Bacharel em Filosofia pela FFLCH/USP e pesquisador do núcleo de Judaísmo Contemporâneo: Filosofia Política Judaica, do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Humberto Schubert Coelho

Professor adjunto do Departamento de Filosofia da UFJF; membro titular da Academia Brasileira de Filosofia; diretor do Núcleo de Filosofia Clássica Alemã-UFJF e codiretor do Núcleo de Pesquisa em Espiritualidade e Saúde-UFJF e pesquisadora do grupo Judaísmo Contemporâneo: Filosofia e Literatura Judaicas, do LABÔ.


Idelber Avelar

Professor Titular de Estudos Latino-Americanos na Universidade Tulane, em New Orleans. Entre seus livros, contam-se Figuras da violência: ensaios sobre narrativa, ética e música popular (UFMG, 2012), Crônicas do estado de exceção (Azougue, 2014) e Transculturación en suspenso: los orígenes de los cánones narrativos colombianos (Caro y cuervo, 2016).


Iranildes Melo Rolim Bufalo

Artista e ceramista autodidata, com formação técnica em Conservação e Restauro. Catalogada na Revista de Artes Domani (2006 e 2008) de São Paulo. Participação na Bienal Internacional Naïf em 2017 (Totem Cor-Ação) Cidade de Socorro, SP. Selecionada para a Bienal Internacional Naïf do Brasil 2020, SESC Piracicaba, SP. Participação na exposição virtual “Um Olhar Naïf em tempos de covid-19”, 2020.


Isadora Goldberg Sinay

Doutoranda em Literatura Judaica pela USP, com pesquisa sobre a obra de Philip Roth. É mestre em Ciências da Religião pela PUC-SP e graduada em Cinema pela FAAP. Atua nas áreas de literatura judaica e americana, judaísmo contemporâneo, estudos da memória e ciências da religião.


Ismael Marques

Graduando em Teologia na Faculdade Refidim de Joinville; integrante do Grupo de Pesquisa em Hiper-Religiosidade: A Prisão da Fé na Era das Liberdades, do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Ivan Andrade

Mestre em Teoria e Prática do Teatro pela ECA/USP. Dirigiu “Dos Prazeres”, a partir de um conto de Gabriel Garcia Marquez, e “O mal-entendido”, de Albert Camus. Foi assistente de importantes diretores brasileiros, como Gabriel Villela, Zé Celso, Gerald Thomas, Ivaldo Bertazzo, além de encenadores estrangeiros, como o americano Bob Wilson e o alemão Frank Castorf. Pesquisador do grupo de estudos Nelson Rodrigues: Literatura, Filosofia e Religião do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Ivo Salvador Guimarães Mendes Filho

Bacharel em Direito pela Universidade Católica do Salvador, Especialista em Direito Criminal, Violência e Segurança Pública, Especialista em Direito Constitucional pela Estácio, Analista Técnico das Carreiras do Ministério Público da Bahia, Assessor Jurídico das Procuradorias de Justiça Criminais do MPBA, Pesquisador em Segurança Pública e Criminalidade do MPBA. Membro do grupo de pesquisa Nelson Rodrigues: Filosofia, Literatura e Religião do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Jacqueline Moreno

Jacqueline Moreno é integrante do IBI Laboratório “Estudos do Holocausto”, jornalista, ativista ambiental e dos direitos humanos, tradutora intérprete, escritora de livros coletivos e individuais. É comunicadora voluntária da UJR (União do Judaísmo Reformista). É fundadora e diretora executiva da Vegah Comunicação Internacional. Desenvolve oficinas de educação transformadora ecossistêmica. Graduada em Comunicação pela UFBA, pós-graduada em Propaganda & Marketing pela ESPM e em Educação Transformadora pela PUC RS e pesquisadora do grupo Judaísmo Contemporâneo: Filosofia e Literatura Judaicas, do LABÔ.


Jakson Alves

Graduado em Comunicação Social pela Universidade São Judas Tadeu. No Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE-USP), estudou museologia, restauro e preservação do patrimônio e arquitetura grega. Pesquisador do grupo A imagem de Deus: Religião, História e Arte do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Jaqueline Giordano

Mestre em Administração, Comunicação e Educação, com formação complementar em Logoterapia, Psicanálise Integrativa, Orientação Vocacional, Coaching e Terapia Artística com base antroposófica. Pesquisadora do grupo de pesquisa “O vazio existencial na contemporaneidade e as possibilidades de realizar sentido” do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


John Kekes

John Kekes é autor de vários livros, incluindo The Examined Life (Penn State University Press, 1988), The Morality of Pluralism (Princeton University Press, 1996), Moral Wisdom and Good Lives (Cornell University Press, 1997), The Roots of Evil (Cornell University Press, 2007), Enjoyment (Oxford University Press, 2009), The Human Condition (Oxford University Press 2010), Human Predicaments (University of Chicago Press, 2016) e de mais de 150 artigos.


Jonathan Goudinho

Jornalista e mestre em Ciências da Religião pela PUC Minas. Pesquisador do Laboratório de Estudos em Religião, Modernidade e Tradição (LeRMOT) da mesma universidade.


José Altran

Doutorando em Filosofia pela USP, mestre em Ciência da Religião pela PUCSP e licenciado em Filosofia pela UCB. Pesquisador do Núcleo de Filosofia Política do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


José Andreze Nunes da Silva

Bacharel em Ciências teológicas pela Faculdade Boas Novas; Licenciado em História pelo Centro Universitário do Norte UNINORTE-LAUREATE; Mestre em Ciências das Religiões pela Faculdade Unida de Vitória; Especialista em Psicologia e Coaching pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo; pesquisador do Núcleo de Estudos Agostinianos e do grupo de pesquisa “O vazio existencial na contemporaneidade e as possibilidades de realizar sentido”, ambos do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


José Carlos Sauer

Sócio e Diretor de pesquisas do Instituto Methodus, Estudante de Filosofia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Comportamento Político do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


José Costa Jr

Professor de Filosofia e Ciências Sociais do IFMG Campus Ponte Nova. Doutor em Filosofia (UFMG), realiza estágio pós-doutoral no Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da PUC-SP, onde desenvolve pesquisa sobre as relações entre emoções, política e tecnologia.


Julia Amaral Amato Moreira

Doutoranda em História Social na UFRJ e mestre em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Faz parte do Núcleo Anne Frank de Minas Gerais e foi uma das coordenadoras do Laboratório História e Memória do Holocausto do Projeto IBI no Campus (Instituto Brasil-Israel) e pesquisadora do grupo Judaísmo Contemporâneo: Filosofia e Literatura Judaicas, do LABÔ.


Juliana A. Labes Moro

Psicóloga clínica, psicanalista, logoterapeuta. Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Pesquisadora do grupo de pesquisa “O Vazio existencial na contemporaneidade e as possibilidades de realizar sentido", do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Justin Subow

Graduado pela Yale Law School e trabalha na intersecção entre leis e mídias sociais em Washington. É autor de The Gehry Towers Over Eisenhower: The National Civic Art Society Report on the Eisenhower Memorial.


Karen Worcman

Criadora e Diretora do Museu da Pessoa, Doutora pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo e pesquisadora do grupo Judaísmo Contemporâneo: Filosofia e Literatura Judaicas, do LABÔ.


Kelma Mazziero

Graduada em Direito, com pós-graduação em Ciências da Religião e pós-graduação em Logoterapia e Análise Existencial pela Universidade Católica Argentina (UCA). Pesquisadora do grupo de pesquisa “O vazio existencial na contemporaneidade e as possibilidades de realizar sentido” do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Kalmy Vieira

Graduado em psicologia e marketing, MBA em administração e marketing e pesquisador do grupo “O vazio existencial na contemporaneidade e as possibilidades de realizar sentido” do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Larissa de Araújo

Graduanda em Psicologia da Universidade de Taubaté. Pesquisadora do Núcleo de Filosofia Política e do grupo de pesquisa sobre A Crise do Amadurecimento na Contemporaneidade, do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Leandro Bachega

Licenciado em Filosofia pela Faculdade de São Bento-SP, mestrado em Filosofia pela PUC-SP e doutorando pelo Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo. Membro do grupo de Filosofia Patrística, Medieval Latina e Árabe da PUC-SP e coordenador do grupo Isaiah Berlin - Pluralismo & Liberdade do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Leopoldo Cavalcante

Graduado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Criador do Instagram literário @resenhador_ e articulista de cultura no jornal cearense Focus. Pesquisador no Núcleo de Estudos Agostinianos do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ


Lívia Andrade Rosa

Arquiteta e urbanista; pós-graduada em Arquitetura, Educação e Sociedade pela Escola da Cidade; integrante do Grupo de Pesquisa em Hiper-religiosidade do Laboratório de Política Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Lorraine Bim

Mestranda em Psicologia Clínica pela PUC/SP; psicóloga pela Universidade de Taubaté e pesquisadora do Núcleo de Filosofia Política e do Grupo de Pesquisa A Crise do Amadurecimento na Contemporaneidade, do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ


Louise Paiva Greca

Orientadora em desenvolvimento profissional e pessoal, pós-graduada em psicologia junguiana pelo IJEP- Instituto Junguiano de Ensino e Pesquisa. Certificada no curso de Capacitação em Yoga pelo IEPY - Instituto de Ensino e Pesquisa em Yoga em parceria com a escola de Kaivalyadhama (Índia). Pesquisadora do grupo de pesquisa Estudos de Morte e Pós-morte do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Lucas Corrêa

Graduado em Comunicação Social pela PUC-RS. Pesquisador do Núcleo de Filosofia Política do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Luciana Carnial

Formada em jornalismo pela Fundação Cásper Líbero-SP, com Mestrado em Literatura e Crítica Literária. Autora do Livro “Socorro Manhê”. Integrante do grupo de pesquisa "Estudos sobre Morte e Pós-Morte", do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Luciana Romano Hernandes

Psicóloga clínica junguiana, Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP no Laboratório de Estudos e Intervenção sobre Luto (LELu), Pós-Graduada em Psicologia Junguiana pelo Instituto Junguiano de Ensino e Pesquisa/IJEP e Pós-Graduada em Arteterapia e Expressões Criativas pelo Instituto Junguiano de Ensino e Pesquisa/IJEP. Pesquisadora do grupo de Estudos sobre Morte e Pós-morte do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Ludmilla López Lessa

Psicóloga clínica, com abordagem Junguiana. Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Pesquisadora do grupo de estudos sobre Nelson Rodrigues do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Luiz Bueno

Bacharel e Mestre em Filosofia, Doutor em Ciências da Religião e coordenador do Núcleo de Filosofia Política do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Luiz Felipe Pondé

Filósofo. Diretor Acadêmico do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Luiz Malheiros

Jornalista e especialista em Língua Portuguesa: Gramática e Uso, pela Universidade de Taubaté (Unitau). É pesquisador do grupo de pesquisa Cultura do Consumo, Sociedade e Tendências e do Projeto Bolsonarismo: o novo fascismo brasileiro, do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia, da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Marcella de Sá Brandão

Mestrado em História (UFMG), doutoranda em História (UFRRJ) com estágio internacional na Universidad Complutense de Madrid. Especialista em Ciências da Religião (UFJF) e pesquisadora dos grupos "A Experiência Mística e o Conhecimento" e "Estudos Agostinianos" do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Marcos Oliva

Formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Pós-graduado em Cinema, Fotografia e Vídeo: Criação em Multimeios pela Anhembi Morumbi. Pesquisador do grupo Arte Sacra Contemporânea: Religião e História, do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Marcos Pena Jr

Bacharel em Economia (UnP) e Filosofia (UCB), MBA (UnP), especialista em Planejamento e Estratégias de Desenvolvimento (ENAP) e mestre em Engenharia de Produção (UFRN); pesquisador do Núcleo de Estudos Prospectivos da Universidade Católica de Brasília (UCB) e pesquisador do Núcleo de Filosofia Política do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ. Poeta, articulista e escritor. Autor de “Do riso às lágrimas: poemas contra ressentimentos” (Caravana, 2021) e "Visagens nossas de cada dia: uma história da Independência" (Bibliomundi, 2022).


Maria Cristina M. Guarnieri

Psicóloga, Mestre e Doutora em Ciências da Religião (PUC-SP), docente do IJEP (Instituto Junguiano de Ensino e Pesquisa), Autora dos livros “Do fim ao começo: falando de morte e luto para adolescente” (Editora Paulinas) e “Angústia e Conhecimento: uma reflexão a partir dos pensadores religiosos” (Editora Reflexão). Coordena os grupos: Jung e a Filosofia da Religião e Morte e Pós-Morte do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Maria Cristina Navarra

Advogada pela PUC-SP, graduada em História pela FFLCH da USP, mestranda em Ciência da Religião PUC-SP e pesquisadora do Grupo de Estudos sobre Morte e Pós-Morte do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ


Maria Larissa Lima Silva

Licenciada em História, Pós-graduanda em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Universidade Cruzeiro do Sul, polo de São Miguel Paulista. Pesquisadora do grupo de Teologia Cristã e Contemporânea, do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Mariany Araujo

Graduada em Arquitetura e Urbanismo, Mestre e Doutoranda em História da Arte pela Universidade Federal de São Paulo. Pesquisa teoria e história da arte e da arquitetura, estética moderna e contemporânea com ênfase em expressões neobarrocas e estudos da cultura visual/ teoria da imagem. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa “A Experiência Mística e o Conhecimento: Amor, Desejo, Sofrimento e Êxtase” do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Martinho Lutero Oliveira

Bacharel em Teologia Seminário Presbiteriano Brasil Central/Unicesumar – Maringá - PR. Especialista em Novo Testamento (Centro de Pós Graudação Andrew Jumper - Universidade Mackenzie – SP. Pós-graduado em Docência no Ensino Superior (Instituto Paranaense de Ensino – Maringá – PR; em Missiologia Cristã Contemporânea (Faculdade Unida de Vitória - ES); e em Estudos do Antigo Testamento (Unicesumar, Maringá - PR. Pastor Auxiliar na Missão Evangélica Praia da Costa (Vila Velha-ES). Pesquisador no Núcleo de Estudos Agostinianos do Laboratório de Política Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Maruzania Soares Dias

Mestre em Ciências da Religião (PUC-SP); psicóloga (PUC-SP); psicanalista, membro da IF-EPFCL (Internacional dos Fóruns - Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano); membro fundador do instituto Acolher - ITA; pesquisadora do Grupo de Pesquisa Nelson Rodrigues: Literatura, filosofia e Religião e coordenadora do Grupo de Pesquisa A Experiência Mística e o Conhecimento: amor, desejo, sofrimento e êxtase, ambos do Laboratório de Política Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Maurício Avoletta Júnior

Teólogo formado pelo Mackenzie e mestrando em ciências da religião pela PUC-Minas. Pesquisa temas relacionados a literatura, teologia política, filosofia moral e teologia sistemática. Pesquisador do grupo A Filosofia em Hannah Arendt: Significado e Experiência Viva, do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Maycow Montemor

Jornalista, graduando em Psicologia e pesquisador dos grupos "Crise do Amadurecimento na Contemporaneidade" e "Cultura do Consumo, Sociedade e Tendências" do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo /PUC-SP – LABÔ.


Michael Oakeshott

(1901–1990) – Pensador britânico que pesquisou e lecionou filosofia política e história do pensamento político. Graduou-se em Cambridge, onde também foi professor. Depois de servir nas forças britânicas durante a II Guerra Mundial, lecionou em Cambridge novamente, depois brevemente em Oxford até que obteve a cadeira de Ciência Política na London School of Economics, onde permaneceu até se aposentar e, mesmo depois, como colaborador.


Michel Gherman e Ronaldo de Almeida

Michel Gherman é Professor de História e co-coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Judaicos (NIEJ) da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutor em História social pela UFRJ e Mestre em Antropologia e Sociologia pela Hebrew University of Jerusalem (Israel).
Ronaldo de Almeida é Doutor em Antropologia Social pela USP e tem Pós-doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris. Atualmente, é Professor Livre-Docente no Departamento de Antropologia da Unicamp, além de pesquisador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) e do Laboratório de Antropologia da Religião (LAR/Unicamp).


Mônica Prioli

Graduada em comunicação social/jornalismo pela PUC-SP, com especialização em comunicação corporativa pela ECA - USP. Pesquisadora do grupo de Estudos sobre Morte e Pós-morte do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Ney Costa Santos

Doutor e Mestre em Comunicação Social pela PUC-Rio e graduado em Cinema pela UFF. Cineasta e professor do departamento de Comunicação da PUC-Rio, é membro da Associação de Investigadores da Imagem em Movimento, AIM/Portugal, e pesquisador do grupo Nelson Rodrigues: Literatura, Filosofia e Religião, do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP- LABÔ.


Padre Mateus Lopes

Mestre e Doutorando em Teologia pela PUG - Pontifícia Universidade Gregoriana. Graduado em Teologia e em Filosofia pela PUC-MG. Bacharel em Teologia pela Pontifícia Universidade Lateranense de Roma. Especialização em Teologia e arte cristã do Primeiro milênio pelo Centro Aletti-Pontifício Instituto Orienta. Membro do grupo de pesquisa Arte Sacra Contemporânea: Religião e História, do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Paula Lobo

Psicóloga pela PUC-RJ. Mestre em administração pelo IBMEC-RJ. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa A Crise do Amadurecimento na Contemporaneidade, do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo /PUC-SP – LABÔ.


Paulo Tinoco Cabral Filho

Mestrando em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Publicitário formado pela ESPM-SP. Pós-graduado em Gestão de Negócios com foco em publicidade pela UCLA Extension e Mestre em Jornalismo pela Medill School of Journalism, da Northwestern University. Pesquisador do grupo de Pesquisa em Cultura Política do Brasil do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Pe Marko Ivan Rupnik

Padre Marko Ivan Rupnik é jesuíta, teólogo e artista. Nascido em 28 de novembro de 1954 em Zadlog, na Eslovênia, ingressou na Companhia de Jesus em 1973. Estudou filosofia em Ljubljana (Eslovênia) e, em 1977, ingressou na Academia de Belas Artes de Roma, onde concluiu os estudos em 1981. Estudou Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, onde também iniciou especialização em Missiologia. Em 1985, foi ordenado sacerdote. Em 1991 obteve o Doutorado junto à Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Desde 1991 vive e trabalha em Roma, no Centro Aletti, do qual é diretor desde 1995. Leciona na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, no Pontifício Instituto Litúrgico Santo Anselmo (Roma).


Pedro Balen

Graduado em economia pela Faculdade de economia da Universidade do Porto. Pós graduando em administração de empresas pela FGV Rio. Pesquisador do Núcleo de Filosofia Política, do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Pedro Issa

Graduado e licenciado em História (FFLCH-USP) e Mestre em História Social (FFLCH-USP). Pesquisador no Núcleo de Filosofia Política do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Pedro Zanatta

Graduando em jornalismo pela faculdade Cásper Líbero e jornalista na CNN Brasil. É pesquisador do grupo de pesquisa Cultura do Consumo, Sociedade e Tendências, do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Petterson Brey

Doutorando e Mestre em Teologia pela PUC-SP; Especialista em Interpretação Bíblica e Bacharel em Teologia pelo SALT; Licenciado em Filosofia pela UNIÍTALO; Membro do Grupo de Pesquisa TIAT (Tradução e Interpretação do Antigo Testamento) CNPq da PUC-SP; Integrante do grupo de pesquisa Teologia Cristã e Religião Contemporânea, do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ; Membro associado da ABIB (Associação Brasileira de Pesquisa Bíblica); Docente do LABTEM – Laboratório de Teologia, Espiritualidade e Mística; Roteirista cinematográfico e crítico de cinema.


Rachel Pereira Dias Calegario

Advogada. Pedagoga. Professora Universitária (Filosofia da Religião e Metodologia da Pesquisa Científica). Especialista em Direito Civil (PUC Minas). Especialista em Hermenêutica e Exegese Bíblica pela FABAPAR-PR. Pesquisadora do grupo de pesquisa sobre Estudos de Morte e Pós-Morte do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Rayanne Honorato

Graduanda em Direito pela Universidade Federal de Alagoas. Pesquisadora do Núcleo de Filosofia Política do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Regina Bertamoni

Psicóloga clínica, com especialização em Saúde Pública pela FSP-USP e Psicanálise pelo Instituto Sedes Sapientiae. Pesquisadora do grupo de pesquisa “O vazio existencial na contemporaneidade e as possibilidades de realizar sentido”, do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ


Rejane Araújo

Economista com graduação e mestrado pela FEA-USP. Bacharel em filosofia pela FFLCH-USP. Professora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pesquisadora do Grupo de Filosofia Política do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Renan Carletti

Psicólogo, doutor em Psicologia pela USP e professor universitário da FAAP (Centro Universitário Fundação Armando Álvares Penteado) e FAM (Centro Universitário das Américas). Realiza estágio de pós-doutorado no LABÔ - PUC/SP e é membro do grupo de estudos "Crise do Amadurecimento na Contemporaneidade" no mesmo laboratório.


Ricardo Mantovani

Pós-doutorando em Filosofia pelo LABÔ/PUC-SP, licenciado, bacharel, mestre e doutor em Filosofia pela FFLCH-USP. Especialista em Filosofia da Religião e Filosofia Política, coordenador e professor do curso de pós-graduação em Ética e Filosofia Política da Faculdade Paulo VI, coordenador do Núcleo de Apologética e Ateísmo do Laboratório de Política Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ e membro do Núcleo de Estudos Agostinianos do Laboratório de Política Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Ricardo Rodolfo de Rezende Prado

Psicanalista e consultor em escolas da rede particular de ensino. Graduado em Filosofia pela PUC-Minas, com formação e especialização em Psicanálise (Cinpp-Vale/Univap). Pesquisador do Grupo A Crise do Amadurecimento na Contemporaneidade, do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo /PUC-SP – LABÔ.


Richard Gomes

Arquiteto e Urbanista (UFRJ) e Mestre em História e Crítica da Arte (PPGArtes – UERJ). Participa do grupo de pesquisa “Studiolo – Estudos em História da Arte da Antiguidade à Primeira Época Moderna” (UERJ) e do grupo de pesquisa “A imagem de Deus: Religião, História e Arte” do Laboratório de Política Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Roberto de Almeida Gallego

Roberto de Almeida Gallego é graduado em Direito pela Universidade de São Paulo – USP, mestre em Filosofia do Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP, mestre e doutor em Ciências da Religião, pela mesma Universidade. Integra o Grupo de Pesquisa “A Experiência Mística e o Conhecimento: Amor, Desejo, Sofrimento e Êxtase”, do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Rodrigo Cássio Oliveira

Doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com pós-doutorado pela Università degli Studi di Pisa (Itália). Possui Mestrado e bacharelado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e licenciatura em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás). Pesquisador visitante na Universidad de Buenos Aires (UBA-Argentina) pelo Programa de Mobilidade Docente da AUGM – Asociación de Universidades Grupo Montevideo em 2017. Membro da SOCINE – Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual. Parecerista de publicações acadêmicas na área de humanidades e artes, com foco em estudos de cinema, comunicação e filosofia.


Rodrigo Coppe

Historiador e professor do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião da PUC Minas. Pós-doutor em Filosofia social pela Universidade de Varsóvia (2020). É presidente do Conselho Científico da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Teologia e Ciências da Religião - ANPTECRE (2018-2020). É membro do Institut d’Étude du Christianisme (Strasbourg, França), investigador associado da rede de pesquisa Direitas, História e Memória. Coordena o GT Religião e Espaço Público na SOTER e o ST Catolicismo e política: entre conservadores e progressistas na ANPUH. É líder do Laboratório de Estudos em Religião, Modernidade e Tradição (LeRMOT) e um dos líderes da Rede de Pesquisa História e Catolicismo no Mundo Contemporâneo. Pesquisador do Projeto “Bolsonarismo: o novo fascismo brasileiro” do Laboratório de Política Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Rodrigo Toniol

Graduado em ciências sociais, mestre e doutor em antropologia social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou parte de seu doutoramento no programa de antropologia da University of California San Diego (UCSD). Foi pesquisador visitante no Global Health Institute da UCSD, nos Estados Unidos, no Ciesas/Guadalajara, no México e na Universidade de Utrecht, na Holanda. Realizou estudos de pós-doutorado no departamento de filosofia e estudos de religião da Utrecht University, Holanda. Atualmente é professor no departamento de antropologia e no Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Unicamp.


Roger Berkowitz

Diretor Acadêmico do Hannah Arendt Center for Politics and Humanities da Bard College e também professor de Política, Filosofia e Direitos Humanos da mesma instituição.


Rogério Tineu

Doutor em Ciências Sociais PUC-SP. Mestre em Ciências da Comunicação USP. Graduado em Ciências Econômicas pela Fundação Santo André. Coordenador do grupo de pesquisa Cultura do Consumo, Sociedade e Tendências, do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Rosana Reimberg

Graduada em Psicologia e Pedagogia, com pós graduação em Psicopedagogia (Unisa) e em Gestão Pública para Supervisores de Ensino - lato sensu - (USP). Pesquisadora do grupo de pesquisa "O vazio existencial na contemporaneidade e as possibilidades de realizar sentido", do Laboratório de Política Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Rose Facuri

Graduada pela Faculdade Belas Artes de São Paulo, especialista pela Casa do Restaurador de São Paulo e pelo Museu de Arte Sacra de São Paulo, graduada pela Unisal – Pio XI – Espaço Litúrgico e Liturgia em suas diversas áreas. Faculdade São Bento – Liturgia, Museu de Arte Sacra de São Paulo – Diversas Especialidades, Museu Cultura Paranaense – Curitiba – Douramento e Policromia.


Ruth Steuer

Mestre e doutora em Serviços de Saúde na Faculdade de Saúde-Pública da USP. Pós-Doutorado em Estudos Organizacionais na EAESP – FGV. Integrante do grupo de pesquisa "Isaiah Berlin: Pluralismo e Liberdade" do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Sandra Queiroz

Psicóloga clínica junguiana, graduada pela PUC-SP; Especialista em Terapia de Casal e Família pelo Instituto Familiae-SP, inscrita na Associação Paulista de Terapia Familiar/APTF; Pós-Graduada em Psicologia Junguiana pelo Instituto Junguiano de Ensino e Pesquisa/IJEP; Pesquisadora dos Grupos de Pesquisa Jung e a Filosofia da Religião e Estudos sobre Morte e Pós Morte do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Sandro Schmitz dos Santos

Analista e Consultor Internacional, Doutorando em Economia [SMC/Genebra], Especialista em Direitos Humanos, Transparência e Políticas contra a Corrupção [FHD/Chile], Aluno do Mastership junto a Stand With Us Brasil, Aluno da Cátedra Jean Monnet da FGV Direito/RJ, Alumni da Academia de Direito Internacional de Haia. Sócio-Diretor da Austral Consultoria & Investimentos e pesquisador do grupo Judaísmo Contemporâneo: Filosofia e Literatura Judaicas, do LABÔ.


Saul Kirschbaum

Doutor em Letras pelo Programa de pós-graduação em Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaicas da FFLCH/USP e pós-doutor pela UNICAMP. Pesquisador do Grupo de Judaísmo Contemporâneo, do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo /PUC-SP – LABÔ.


Selma Mansur Baptistão Lerro

Licenciada em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes, SP. Pós-graduada em Arte/Educação, Especialização no Barroco Brasileiro – Centro Universitário SENAI. Especialista em técnicas e procedimentos pictóricos e construção dos sentidos da Arte e Literatura, com Ubirajara Ribeiro. Extensão Universitária em Virtuosos do Invisível: A imagem de Deus na História da Arte, Faculdades de Ciências Sociais PUC/SP. Pesquisadora do grupo A imagem de Deus: Religião, História e Arte do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP–LABÔ.


Sérgio Peres de Paula

Sacerdote da Ordem dos Agostinianos Recoletos; Graduado em Filosofia pelo Instituto Agostiniano de Filosofia; Graduado em Teologia pelo Instituto Teológico Salesiano Pio XI; Graduado e Mestre em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Franca-SP; e Doutorando em História pela PUC-SP. Pesquisador do Núcleo de Estudos Agostinianos do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Sharmila Sousa

Biomédica, M.Sc. em Medicine, Science & Society pelo King’s College London, Mestre e Doutora em Ciências (Medicina) pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo. É Embaixadora no Brasil da Research Impact Academy, e coordena o grupo de pesquisa $aúde 4.0, do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Silvana Borges

Arquiteta especialista em Conservação e Restauração de Bens Culturais, membro do International Council of Museums (ICOM) e docente do Museu de Arte Sacra de São Paulo. Pesquisadora do grupo de A imagem de Deus: Religião, História e Arte do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Sílvio Anaz

Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Pós-doutor em Meios e Processos Audiovisuais pela ECA-USP. Foi pesquisador-visitante na School of the Arts, Media, Performance & Design da York University. Pesquisador dos grupos Comunicação e Criação nas Mídias, da PUC-SP, e MidiAto, da USP. Foi professor no curso de Comunicação e Multimeios da PUC-SP, no Mestrado Profissional em Jornalismo do FIAM-FAAM e professor convidado do Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da ECA-USP.


Simone Fridman Assayag

Coordenadora pedagógica na Escola Beit Yaacov. Mestranda em Estudos Judaicos na Universidade Hebraica do México, pós-graduada em Gestão Escolar e Educação Inclusiva pela Universidade Cidade de São Paulo, pós-graduada em Bíblia e Holocausto pela Michlalah Jerusalem College, graduada em Ciências Econômicas pela Fundação Armando Álvares Penteado e Letras pela Faculdades Integradas Hebraico Brasileira Renascença.


Suzana Pirani Meyer Castilho Garcia

Artista Plástica pela EPA - Escola Panamericana de Artes. Engenheira Química com ênfase em Produção pela FEI. Advogada pela Universidade Paulista, com especialização em Direito das Artes. Pós-Graduada em História da Arte, Museologia e Curadoria. Técnica em Conservação e Restauro de Obras de Arte Sobre Papel. Pesquisadora do grupo de estudos Arte Sacra Contemporânea: Religião e História, do Laboratório de Política Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Tarcisio Torres Silva

Doutor em Artes Visuais pela UNICAMP. Professor pesquisador da PUC-Campinas. Realiza estágio de pós-doutorado e é membro do grupo de pesquisa Cultura do Consumo, Sociedade e Tendências no Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Tatiana Amendola Sanches

Doutora em Ciências Sociais (UNICAMP), professora da ESPM e consultora em tendências. Pesquisadora do grupo de pesquisa Cultura do Consumo, Sociedade e Tendências, do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Telma Molina

Psicóloga Clínica graduada pela Universidade Paulista. Psicanalista Winnicottiana, membro do Instituto Brasileiro de Psicanálise Winnicottiana. Pesquisadora do grupo de pesquisa A Crise do Amadurecimento na Contemporaneidade, do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Terry Nardin

Professor de Ciência Política e Diretor do Currículo Comum em Yale-NUS.


Thalita Arruda

Psicóloga clínica junguiana graduada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, especializada em Arteterapia e Expressões Criativas pelo Instituto Junguiano de Ensino e Pesquisa/IJEP e em Disfunções Sexuais Femininas pela Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Jung e a Filosofia da Religião do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Theo Villaça

Mestre em Filosofia Política pela PUC-Rio, com pesquisa em Hannah Arendt e Eric Voegelin e pesquisador do Núcleo de Filosofia Política do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Theodore Dalrymple

Theodore Dalrymple é médico prisional e psiquiatra aposentado, editor colaborador do City Journal e Dietrich Weissman Fellow do Manhattan Institute. Seu mais recente livro é Embargo and other stories* (Mirabeau Press, 2020).


Thiago Oliveira

Graduando em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Integrante do Grupo de Pesquisa em Comportamento Político do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Timothy Fuller

Professor de Ciência Política no Colorado College. Publicou muitos ensaios e editou livros, incluindo The Intellectual Legacy of Michael Oakeshott (2005), Reassessing the Liberal State (2001), The Voice of Liberal Learning: Michael Oakeshott on Education (2000), mais recentemente contribuiu com Political Philosophy in the Twentieth Century, Authors and Arguments (2011). Foi co-editor com Shirley Letwin de uma série em vários volumes para a Yale University Press, Selected Works of Michael Oakeshott.


Uiliam Grizafis

Graduando em jornalismo pela faculdade Anhanguera e membro do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos Agostinianos, do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Victor da Rocha Silva Jr

Graduado em História pela Universidade Estadual da Paraíba e mestrando em História pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente desenvolve pesquisa junto ao Núcleo de História e Linguagens Contemporâneas – NUHLC e pesquisador do grupo Judaísmo Contemporâneo: Filosofia e Literatura Judaicas, do LABÔ.


Victor Oliveira

Graduado em Relações Internacionais pela Universidade Candido Mendes. Pesquisador do Núcleo de Filosofia Política do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Vinícius Müller

Doutor em História Econômica pela USP é professor do Insper e autor do livro Educação básica, financiamento e autonomia regional: Pernambuco, São Paulo e Rio Grande do Sul, 1850 – 1930 (Editora Alameda, 2018).


Vitor Célio Souza Lana

Psicólogo e pós-graduando em Psicologia fenomenológica-existencial e humanista. Pesquisador do grupo de pesquisa “O vazio existencial na contemporaneidade e as possibilidades de realizar sentido” do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Willian Cardoso

Bacharel e pós-graduando em filosofia pela Faculdade de Teologia e Filosofia Paulo VI. Pesquisador do Núcleo de Estudos Agostinianos do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.


Wilma Steagall De Tommaso

Doutora em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora no Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS SP). Membro Pesquisadora da Sociedade Brasileira de Teologia e Ciências da Religião (SOTER). Coordenadora do grupo de pesquisa Arte Sacra Contemporânea: Religião e História, do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.