Revista Laboratório – Edição Temática

Revista Laboratório – Edição Temática“A Imagem de Deus: Religião, História e Arte” é uma publicação acadêmica com artigos desenvolvidos pelos pesquisadores do Grupo de Pesquisa “A Imagem de Deus: Religião, História e Arte”, do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.

Publicação em ABRIL/2021

“Os três anjos em Mambré” de Cláudio Pastro

Christiane Meier

Análise da arte litúrgica cristã a exemplo do mural “Os três anjos em Mambré” de Cláudio Pastro. Discutimos questões pertinentes às artes religiosa e sacra e a importância que a Igreja dá a seus artistas, e, por fim, percorremos o caminho iconográfico do mural de Pastro.

Irmandade de S. Benedito: a edificação do templo e sua pintura interna realizada por Cid Serra Negra

Claudia Felipe da Silva

Breve histórico da Irmandade de São Benedito da cidade de Serra Negra/SP, que resultou na edificação da sua igreja, adornada internamente pelo artista serrano Cid de Abreu, também conhecido como Cid Serra Negra.

Um olhar para a arte Naïf

Iranildes Melo Rolim Bufalo

A arte Naïf e os artistas que a criaram no início do século XIX se tornaram muito conhecidos na Europa, mas quem eram esses pintores e como essa expressão surgiu? Para chegar a uma resposta, temos que fazer uma viagem ao passado e olhar a história da arte daquela época.

Theotokos: a Mãe de Deus

Jakson Alves

No ano de 431, por ocasião do Concílio de Éfeso, debateu-se como deveria chamar-se e intitular-se a Mãe de Deus. Foram apresentados dois argumentos: um, por Nestório de Constantinopla, e outro, por São Cirilo de Alexandria.

A beleza na arte sacra

Marcos Oliva

Muito diferente da beleza clássica antropocêntrica, em que a forma define o conceito do belo baseado na capacidade humana, o belo da sacralidade transpõe essas barreiras físicas e se funda no gesto para transcender o homem do seu estado natural para o seu estado espiritual.

A arte como beleza da fé e a vida consagrada como alegre confissão desta

Pe Marko Ivan Rupnik

Depois de não poucos anos acompanhando diferentes experiências pastorais com muitas congregações religiosas, tanto masculinas como femininas, tenho elaborado uma reflexão que gostaria de compartilhar aqui, ao menos em alguns pontos.

Processo de restauração da imagem de N.S. Auxiliadora (Bom Retiro, SP)

Rose Facuri

Restaurar é necessário, dado que a arte é um meio de comunicação e não a beleza em si; ela serve à beleza. A arte sacra, por sua vez, é uma janela para o mistério, enquanto a restauração não se deixa perder a caminho do mistério.

Arte Barroca do Norte do Brasil – Igreja de S. Francisco Xavier do Colégio Jesuítico de Sto. Alexandre

Selma Mansur Baptistão Lerro

O Barroco no continente americano entrou em contato com indígenas, escravos africanos, com paisagens díspares que contradiziam o modus vivendi europeu, e transformou-se em uma matriz cultural com muitas contribuições plásticas ao longo de três séculos.

O Estudo iconográfico no restauro arquitetônico

Silvana Borges

O estudo iconográfico dos murais da Igreja Matriz da Freguesia do Ó (São Paulo) ofereceu questões sobre o significado dos elementos pictóricos e se a disseminação dessa informação para a comunidade seria o caminho de conscientização sobre a preservação do patrimônio.

Ícone: origem, tradição e contemporaneidade

Wilma Steagall De Tommaso

O cristianismo nasceu no Oriente, na região da Palestina, porém, é no Ocidente do Império Romano – onde foi aceito após três séculos de existência – que acontece seu maior desenvolvimento.

LABÔ no Spotify