Revista Laboratório – Edição temática

Revista Laboratório – Edição temática “A imagem de Deus: religião, história e arte” é uma publicação acadêmica com artigos desenvolvidos pelos pesquisadores do grupo de pesquisa do LABÔ “A imagem de Deus: religião, história e arte”.

Publicação em ABRIL/2020

O humano e o outro: um ensaio junguiano sobre a pandemia

Camila Ferrari, Sandra M. B. Queiroz e Thalita A. C. Arruda

A motivação para este tema vem das reflexões obtidas pelo exercício da psicologia clínica durante a pandemia, que modificou o atendimento para a modalidade online e, também, do surgimento de reações psíquicas coletivas diante do seu enfrentamento.

A primazia de Deus no primeiro livro das Confissões de Santo Agostinho

Cauê Ribeiro Fogaça

Partindo do primeiro livro de “Confissões”, reconhecemos a posição primaz de Deus como sustento do ato confessional, da ação ética em superação da condição pecadora, e da educação, de modo a ressaltar para quem e para que servem as confissões de Agostinho.

Porque as raízes importam: A Grande Beleza e o espírito conservador

Flávia Arielo

Esse artigo propõe uma leitura conservadora sobre o filme A Grande Beleza (2013), do italiano Paolo Sorrentino, investigando a presença do espírito conservador na obra, tendo por suporte os pensadores Michel Oakeshott, Roger Scruton e João Pereira Coutinho.

Misericórdia para a adúltera: um olhar rodriguiano sobre a peça “Divinas Palavras”, de Valle-Inclán

Ivan Andrade

Este artigo dá início a um diálogo entre as dramaturgias de Nelson Rodrigues e de Ramón del Valle-Inclán (1866-1936) a partir da personagem Mari-Gaila da peça “Divinas Palavras” (1920), do poeta, romancista e dramaturgo espanhol.

Sobre a Predestinação dos santos, de Santo Agostinho

Leandro Bachega

O presente artigo pretende expor o contexto em que foram escritas as obras De praedestinatione sanctorum e De dono prerseverantiae (429), de autoria de Agostinho, bispo de Hipona (354-430), bem como analisar brevemente seu conteúdo.

O peso do falso ser

Maycow Montemor

Enquanto discute-se o beijo gay na novela das 20h, jovens brasileiros têm contato com dilemas muito mais profundos em seus quartos por meio do advento da internet e dos smartphones. Entre eles ocorreu o maior crescimento de suicídios entre os anos de 2002 e 2012.

Por uma Liturgia: as funções das imagens na arte sacra de Cláudio Pastro

Richard Gomes

O presente artigo se propõe a analisar as distintas noções entre arte sacra e arte religiosa a partir do arcabouço teórico do artista sacro contemporâneo Cláudio Pastro, especificamente através de sua obra realizada na Basílica Nacional de Aparecida entre os anos 2000 e 2017.

A emergência de alguns conceitos caros à democracia: raça, preconceito, racismo e discriminação

Rogério Tineu

O momento atual no Brasil exige que reforcemos a compreensão de conceitos caros às democracias modernas. Os conceitos de raça (no sentido sociológico), preconceito e racismo devem ser discutidos e aclarados no desenvolvimento de uma sociedade democrática.

LABÔ no Spotify