
A Revista Laboratório – Edição Temática “Estudos sobre morte e pós-morte” é uma publicação acadêmica com artigos desenvolvidos pelos pesquisadores do Grupo de Pesquisa “Morte e Pós-morte”, do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ.
Dezembro/2021
Começamos a pensar neste grupo no final de 2019. Achávamos que estava na hora de discutirmos o tema da morte sob vários pontos de vista (histórico, antropológico, filosófico, religioso, etc.) e também o pós-morte (experiências anômalas e luto, por exemplo).
Em fevereiro de 2020 o grupo se organizou e começamos a discutir seriamente com nossos pesquisadores – jornalistas, advogados, psicólogos, professores, etc.
A pandemia chegou e com ela a necessidade absoluta deste nosso projeto. De lá para cá publicamos no offlattes, fizemos seminário interno, refletimos, colocamos a morte à frente das discussões, sem medo, sem preconceitos e sem juízos de valor. Continuaremos assim.
Aproveitem a leitura desta nossa primeira revista temática sobre o assunto e reflitam conosco sobre este tema absolutamente essencial.
Andréa Kogan e Maria Cristina M. Guarnieri
Uma jornada em busca da verdade – “Luto”, de Eduardo Halfon
Luciana Carnial
Nossa memória se baseia em versões criadas por nós, baseadas em nosso repertório de fantasia e imaginação, ou no fato em si. A busca da verdade implica mergulhar nessa “cama de gato” e discernir os fatos das versões.
Sobre a morte e o viver – reflexões sobre a obra O Deserto dos Tártaros
Clayton Jeronimo Moleiro e Rachel Pereira Dias Calegario
Inspirado na obra O Deserto dos Tártaros, de Dino Buzzati, romance publicado em 1940, este artigo é uma reflexão sobre a busca de sentido, o tempo, a verdade, a morte.
O impasse de viver muito e não saber morrer
Mônica Prioli
Um dia, você acorda e já não consegue mais se mexer, tomar banho, preparar sua comida sem a ajuda de outra pessoa. É inexorável, e natural. Por mais que se evite pensar no assunto, nós continuamos sendo mortais.
40 anos da epidemia da aids na pandemia da covid-19: aproximações e reflexões
Camila Golegã, Fabíola Mancilha Junqueira e Luciana Romano Hernandes
Os contextos das duas crises em paralelo, com suas características, formas de prevenção e mitigação e aspectos como comportamento de risco, medo da morte, luto, preconceito e negacionismo.
A inescapável realidade do envelhecimento e da morte
Maria Cristina Navarra
A evolução da medicina e da indústria farmacêutica gerou o aumento da expectativa de vida. Tal evolução e aumento da longevidade não tornou mais fácil tratar da morte e do processo que a antecede, seja doença ou envelhecimento.
A ausência dos rituais de despedida nas mortes por covid-19 e suas implicações para o luto
Ana Paula Costa Silva
Psicólogos especializados em luto são unânimes em destacar a importância dos rituais para a retomada da vida e reconstrução do mundo após a morte de um ente querido.