
Nelson Falcão Rodrigues (1912-1980) foi um autor amplamente conhecido por ser o fundador do teatro moderno brasileiro. Bastaria essa frase para definir a importância de se estudar Nelson Rodrigues. Mas para além do epíteto criador, Nelson Rodrigues foi também um dos maiores jornalistas do Brasil. Usufruindo aqui de suas hipérboles, por que não um dos maiores do mundo? Utilizou-se, sem moderação, de bordões, chavões e inesquecíveis metáforas em todos os tipos de escrita pelas quais se aventurou: romances, folhetins, contos e crônicas, principalmente abrindo alas para o jornalismo esportivo com suas crônicas sobre futebol, uma de suas maiores paixões.
Nelson Rodrigues foi um escritor obsessivo em muitos aspectos, contando e recontando fatos biográficos, ora em primeira pessoa, ora pelas palavras de seus inúmeros personagens. Sua vida foi narrada cotidianamente nos jornais para todos aqueles que dela desejassem saber. Uniu a isso personagens históricos e momentos marcantes do Brasil durante os mais de 50 anos que nos presenteou com sua escrita.
A importância de estudar Nelson Rodrigues se confunde com a importância de estudar a natureza humana. O autor foi consagrado pelo crítico, historiador e escritor Sábato Magaldi como sendo um jansenista brasileiro, ou seja, aquele capaz de investigar a fundo a alma do homem e escancarar os nossos mais submersos amores e pecados.
Entre suas obras mais importantes destacam-se as peças Vestido de noiva, Álbum de família e Toda nudez será castigada. Seus contos A vida como ela é…, escritos diariamente em sua coluna no jornal A Última Hora, entre 1950 e 1961, foram adaptados para a televisão, assim como muitas de suas peças e romances receberam versões cinematográficas, tais como A dama do lotação e Engraçadinha.
Dividindo opiniões, num eterno Fla-Flu (para eternizar uma de suas maiores invenções para a língua portuguesa), Nelson Rodrigues nunca foi unanimidade em nada. Na verdade, ele abominava qualquer opinião unânime, inclusive sobre sua pessoa.
O escritor permanece sendo pouco estudado no Brasil.

