Sala Marko Ivan Rupnik

Biografia

Marko Ivan Rupnik é jesuíta, teólogo e artista. Nascido em 28 de novembro de 1954, em Zadlog, arredores de Idrija, na Eslovênia, ingressou na Companhia de Jesus em 1973. Estudou filosofia em Ljubljana (Eslovênia) e, em 1977, ingressou na Academia de Belas Artes de Roma, concluindo os estudos em 1981. Estudou Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, onde também iniciou especialização em Missiologia. Em 1985, é ordenado sacerdote. De 1987 a 1991, viveu em Gorizia (Itália), no Centro “Stella Matutina”. Em 1991, obteve o doutorado junto à Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, com tese sobre o significado teológico missionário da arte em Vjačeslav Ivanovič Ivanov, tendo como orientador o Cardeal Tomáš Špidlík (1919-2010), um dos maiores especialistas na espiritualidade do Cristianismo Oriental. É especialista nos pensadores russos do final do século XIX e início do século XX, como Vjačeslav Ivanovič Ivanov, Vladimir Solov’ëv, Pavel Florenskij e Nicolas Berdjaev.

Foi consultor do Pontifício Conselho para a Cultura e é consultor da Congregação para o Clero, do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização e da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos.

Desde 1991, vive e trabalha em Roma, no Centro Aletti, do qual é diretor desde 1995. Leciona na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, no Pontifício Instituto Litúrgico Santo Anselmo e ministra cursos e seminários em várias instituições acadêmicas. Junto ao Centro Aletti, executou mais de 200 obras em mosaico nos cinco continentes, trabalho iniciado a convite do então Papa João Paulo II, para a realização dos mosaicos da Capela Redemptoris Mater, no Vaticano, inaugurados em 1999.

Em fevereiro de 2000, recebeu o prêmio “France Prešeren”, o mais alto reconhecimento para a cultura da República da Eslovênia e, em 2002, o prêmio “Sinal de honra da liberdade da República Eslovena”. Em 2003, recebeu o prêmio internacional “Beato Angelico” para a Europa. Dedica-se também à condução de numerosos cursos e retiros espirituais. Recebeu o título de Doutorado Honoris Causa, em 2013, pela Universidade Francisco de Vitória (Madrid) e, em 2014, pela Faculdade de Teologia de Lugano (Suíça).

Imagem: Jure Erzen/Delo