Sala Hannah Arendt

Quem foi Hannah Arendt

Hannah Arendt foi uma das mais importantes pensadoras políticas do século XX. Nasceu no dia 14 de outubro de 1906, na cidade de Hannover, Alemanha, no curto período em que seus pais saíram de sua cidade de origem, Königsberg, na Prússia Oriental – onde também nasceu Immanuel Kant (1724-1804) –, e que se tornou território soviético após a Segunda Guerra Mundial.

Arendt estudou nas Universidades de Berlim, Marburg, Freiburg e Heidelberg, até se ver obrigada a deixar a Alemanha, em 1933. Fugiu para Paris, onde ficou até 1940, trabalhando em instituições judaicas de auxílio a jovens que imigrariam para a Palestina. Passou alguns meses no campo de Gurs, do qual conseguiu escapar empreendendo uma fuga até Lisboa, para finalmente chegar em Nova York no dia 22 de maio de 1941.

Escreveu para periódicos, foi editora e trabalhou em organizações criadas para localizar e recuperar objetos, obras de arte e documentos de comunidades judaicas confiscados pelos nazistas. Fez sua carreira acadêmica nos Estados Unidos e, em 1951, mesmo ano em que foi naturalizada norte-americana, publicou o livro que já é um clássico do pensamento político contemporâneo, Origens do totalitarismo.

Participou das discussões sobre a criação do Estado de Israel, mergulhou na obra de Karl Marx e investigou o limbo moral e político do pós-guerra.

Escreveu sobre as revoluções Americana e Francesa e relatou o julgamento do criminoso nazista Adolf Eichmann, cunhando uma expressão que até hoje é motivo de debates, a “banalidade do mal”. Criticou os descaminhos da política norte-americana, tratou da violência, da desobediência civil e da mentira na política. O conceito “banalidade do mal” e o colapso moral do totalitarismo fizeram com que se dedicasse à filosofia moral e à filosofia política de Kant, como preparação para reexaminar as atividades do espírito.

A vida do espírito foi sua última obra, inacabada, interrompida por um ataque cardíaco fulminante, no dia 4 de dezembro de 1975. Foi sepultada em Bard College. Sua biblioteca particular está na mesma instituição.