
A ideia inicial para este texto de fim de 2024 era que colocássemos tudo que o LABÔ produziu e ofereceu neste ano. Evidentemente sabemos de todas as atividades, mas talvez os números de Bibliotecas LABÔ, seminários, conferência, aulas abertas, LABÔ LECTURES e textos do OFFLATTES não sejam tão importantes assim. A qualidade sim, esta importa mesmo. Não queremos e não nos baseamos muito em métricas. O mais importante é que podemos dizer que nossos pesquisadores e coordenadores produziram de forma significativa e relevante, além de realizarem o nosso objetivo: fazer a ponte entre o conhecimento acadêmico e a realidade concreta.
Costumamos dizer que o LABÔ é um oásis, e, quando temos eventos presenciais, temos a certeza da nossa afirmação. Em todos os eventos – sejam eles seminários, rodas de conversa, aulas abertas, ENCONTROS LABÔ – podemos ver nitidamente o quanto a paixão pelo conhecimento nos une. O quanto todos ali presentes (apresentando ou assistindo) estão porque querem, porque encontraram um lugar onde podem estudar, discutir, refletir, ouvir de forma livre e espontânea. Com liberdade, porém com comprometimento. E isto é essencial para que continuemos realizando nosso objetivo.
Desejamos o mesmo para 2025: mais atividades presenciais, mais encontros consistentes com o objetivo do LABÔ: sempre produzindo conteúdo relevante, mais textos que nos levam à reflexão, mais livros nas nossas pilhas que não param de crescer, mais aulas que nos fazem pensar: “era isso que eu precisava ouvir”, e mais presença, seja ela online (continuaremos no Zoom, nas redes, no YouTube!) ou física.
Obrigado a todos e seguimos!

